Homepage
- Novo valor máximo registado é de 38,7º e foi verificado na passada passada quinta-feira na cidade de Cambridge.
-
-
Espaço que tradicionalmente é marcado pela forte instabilidade meteorológica, o Reino Unido é agora notícia por um fenómeno meteorológico que muitos julgavam ser pouco provável, mas a verdade é que aconteceu.
Um novo sinal claro das alterações climáticas e em especial da mais recente onda de calor, que na passada semana invadiu parte da Europa.
O instituto meteorológico britânico confirmou, ontem, que o dia mais quente de sempre no Reino Unido foi registado na passada quinta-feira, quando a temperatura subiu aos 38,7 graus centígrados em Cambridge.
A confirmação foi feita pelo Met Office após o Jardim Botânico da Universidade de Cambridge ter feito uma medição que ultrapassava os 38,1 graus centígrados assinalados na mesma cidade.
Durante o Verão as temperaturas máximas no Reino Unido ficavam normalmente perto dos 30 graus centígrados, mas a temperatura média no Reino Unido tem vindo a subir nos últimos anos, explicou Mark McCarthy, do Centro de Informação do Met Office.
"As alterações climáticas aumentaram a probabilidade e a gravidade dos episódios de ondas de calor em toda a Europa, o que também aumentou os riscos de um caso de temperatura de 40 graus centígrados no Reino Unido", adiantou.
A temperatura recorde ultrapassou o recorde anterior, de 38,5º, registado em Agosto de 2003, em Kent, a Sul de Londres.
De referir que não foi só no Reino Unido que, na passada semana em solo europeu, a temperatura aumentou de modo a estabelecer novos recordes. Alemanha (42,6º), França (42,6º), Bélgica (41,8º) e Holanda (40,7º) também constituíram novas marcas em termos de temperaturas máximas atingidas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
