Homepage
- Infarmed fez 245 ensaios a 35 protetores solares e comprovou que o fator de proteção corresponde ao declarado nas embalagens.
-
-
Num dia em que grande parte do território português está com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), eis que surge uma boa notícia em relação a um importante elemento que combate esta perigosa radiação para a saúde. Falamos do protector solar e da sua boa qualidade no nosso país.
O laboratório do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento), através de 245 ensaios, analisou 35 protetores solares com fatores de proteção solar entre 30 e 50+, que foram recolhidos entre Maio e Junho de 2019. A recolha deu-se em diversos pontos da cadeia de distribuição, nomeadamente, distribuidores e locais de venda ao público como farmácias e supermercados.
O estudo concluiu que “do ponto de vista da qualidade e segurança, os 35 protetores solares encontram-se em conformidade, considerando a legislação em vigor e os métodos implementados”.
De acordo com o laboratório do Infarmed, a análise destes produtos comprovou não apenas a determinação do fator de proteção in vitro, mas também a qualidade microbiológica de cada um deles. A maioria das marcas testadas era proveniente da União Europeia (91,4%), sendo as restantes dos Estados Unidos da América e Brasil (8,6%).
Apesar dos bons indicadores, o Infarmed adianta que seis protetores (17,1%) não incluem na sua rotulagem a tradução para a língua portuguesa conforme é recomendado, mas salienta que "não foi verificada nenhuma não conformidade crítica que pudesse conduzir à necessidade de adoção de medidas corretivas ou restritivas, nomeadamente a recolha de produtos do mercado".
No mesmo estudo, a Autoridade Nacional do Medicamento relembrou que mesmo "utilizando protetores solares seguros e de qualidade, devem ser conhecidas e respeitadas as precauções a ter com a protecção solar".
Precauções essas que devemos ter para prevenir as queimaduras solares e o cancro da pele. Dentro dos cuidadoas a ter está o uso, de forma regular, de um produto com fator de proteção adaptado ao tipo de pele e a aplicação dele 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, que deve ser evitada entre as 12h00 e as 16h00.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedacção
