Homepage

  • Praia da Empa coroou vencedores da 2º Etapa do Billabong Ericeira
    17 julho 2019
    arrow
    arrow
  • Prova decorreu na Praia da Empa e contou com um elevado número de inscritos. Foram 112 os concorrentes a participarem no segundo evento da temporada.
  • Com a forte adesão no número de inscritos, 112 concorrentes, a 2ª etapa do Billabong Ericeira 2019 by Grupo Norte decorreu na Praia da Empa durante três dias.

    Dias esses em que as condições estiveram bastante aceitáveis, com a ondulação de cerca de meio metro e vento fraco, o que permitiu cumprir a sequência de prova, privilegiando também as melhores marés.

    A prova arrancou na sexta-feira, dia 12 de Julho, com as categorias de Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18. O pico da Pedra Branca foi o escolhido pela larga maioria dos jovens atletas, tendo sido realizadas todas as categorias até às meias-finais.

    No segundo dia de prova, a categoria Open entrou também em ação com a realização dos oitavos de final. Como previamente anunciado, de forma a não obrigar que os atletas estejam três dias seguidos em competição, as finais dos mais novos foram realizadas neste dia.

    Nos Sub-12, foram vários os atletas que se estrearam em competições e no sempre desafiante pico da Pedra Branca. No final, Simão Prazeres deixou a jovem promessa do surf feminino nacional Constância Simões no segundo posto, Gustavo Viana em terceiro e Ricardo Teixeira no quarto posto. 

    A categoria Sub-14, ficou marcada pelo regresso de alguns surfistas ao Circuito do Ericeira Surf Clube, tendo a final, após constantes alterações, sido vencida por João Roque de Pinho. Este deixou no segundo lugar Martim Fortes, Manuel Cordeiro em terceiro e Francisco Mittermayer na quarta posição.

    Nos Sub-16, apesar da fortíssima concorrência, Miguel Kilford, a estrear-se neste Circuito, venceu a categoria, deixando os restantes lugares do pódio para Francisco Queimado e Rafael Silva. Tomás Gonçalves ficou às portas do pódio.

    A finalizar o segundo dia de prova, decorreu a final da categoria Sub-18. Numa intensa luta ao longo de todas as baterias, marcaram presença na final: Diego Alonso, Tomás Gonçalves, Martim Carrasco e Francisco Queimado.

    Com uma diferença de scores bastante reduzida, foi Diego Alonso quem venceu a final. Um triunfo importante para Alonso, pois está no seu último ano nesta categoria e aparece agora após várias lesões que têm impedido a sua normal evolução. Nos seguintes lugares do pódio ficaram Tomás Gonçalves e Martim Carrasco. Francisco Queimado foi o quarto. 

    O terceiro, e último, dia de competição, ficou reservado para as categorias Feminina, Master e Open.

    A competição entre as Senhoras, também com algumas estreias neste Circuito, ficou marcada pela ascensão das mais novas. Claro destaque para Constância Simões. Com apenas 12 anos destacou-se das suas oponentes fruto de um surf já bastante evoluído para a sua juventude. Simões deixou Beatriz Carvalho em segundo, enquanto Filipa Tavares foi terceira e Angelique Romeiras quarta.

    Nos Masters, Davi Neves repetiu a vitória da última etapa deixando o pentacampeão desta categoria, Gonçalo Dias, em segundo. Nas posições seguintes quedaram-se Luís Pedro Martins e André Almeida.

    Para o fim ficaram os concorrentes da categoria Open. Com o nível competitivo cada vez mais alto, a presença de alguns ilustres do surf nacional é cada vez mais assídua. Venceu aquele que ao longo de toda a prova elevou mais os limites com as mais arrojadas manobras. Falamos de Raul Bormann.

    A final foi uma 'repetição' da etapa de estreia de Raul, ainda como Sub-18, onde também  enfrentou os locais Henrique Pyrrait, Pedro Rua e Arran Strong. Nos restantes lugares do pódio ficaram precisamente Henrique Pyrrait, Pedro Rua e Arran Strong.

    Classificações Finais:

    Open

    1º Raul Bormann

    2º Henrique Pyrrait

    3º Pedro Rua

    4º Arran Strong

    Feminino

    1ª Constância Simões

    2ª Beatriz Carvalho

    3ª Filipa Tavares

    4ª  Angelique Romeiras

    Masters

    1º Davi Neves

    2º Gonçalo Dias

    3º Luís Pedro Martins

    4º André Almeida

    Sub-12

    1º Simão Prazeres

    2ª Constância Simões

    3º Gustavo Viana

    4º Ricardo Teixeira

    Sub-14

    1º João Roque de Pinho

    2º Martim Fortes

    3º Manuel Cordeiro

    4º Francisco Mittermayer

    Sub-16

    1º Miguel Kilford

    2º Francisco Queimado

    3º Rafael Silva

    4º Tomás Gonçalves

    Sub-18

    1º Diego Alves

    2º Tomás Gonçalves

    3º Martim Carrasco

    4º Francisco Queimado

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Ericeira Surf Clube
  • Praia da Empa
  • Pedra Branca
  • Surf
  • Praia
  • Mar
  • Billabong Ericeira 2019
  • Davi Neves
  • Constância Simões
  • Raul Bormann
  • Simão Prazeres
  • Miguel Kilford
  • João Roque de Pinho
  • Diego Alves
  • Fotografia
    Gonçalo Forjaz Trigueiros/ESC
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
dezembro 06
Subida do nível do mar é um dos riscos climáticos na Grande Lisboa
dezembro 06
Mais de meio milhão de caranguejos-eremitas faleceram devido ao plástico
dezembro 06
Na Índia já se paga para respirar!
dezembro 06
Frio vai embora, mas a chuva deverá regressar no domingo
dezembro 04
Dragagens no estuário do Sado devem arrancar para a semana
dezembro 06
SOS Sado organiza vigília contra as dragagens no Sado
dezembro 05
Pedro Boonman vai retomar carreira de freesurfer em 2020 - Entrevista