Homepage
- Em termos de classificação provisória neste campeonato, Itália lidera, com Portugal logo atrás e Espanha no terceiro lugar.
-
-
Portugal deu esta quarta-feira um passo importante na caminhada para o título europeu de seleções graças ao feito histórico da jovem Francisca Veselko, de apenas 16 anos. A local de Carcavelos veio das repescagens até à finalíssima da competição de surf feminino para conquistar a prata, depois de ser superada apenas pela mais experiente Claire Bevilacqua, italiana nascida e criada na Austrália, que teve de se aplicar para superar o surf maduro e corajoso de “Kika”.
Para dar uma ideia mais precisa da proeza da adolescente portuguesa, tem de se referir que esta levou de vencida na final a campeã mundial de juniores da ISA Rachel Presti, norte-americana naturalizada alemã, além da inglesa Peony Knight. Rachel Presti que, aliás, Veselko também já havia vencido na sua bateria anterior, a final de repescagem.
“Estou muito feliz com este segundo lugar que sabe a primeiro, sobretudo se considerar o nome das minhas adversárias”, afirmou Veselko, acrescentando: “Sou muito jovem e sei que terei oportunidades de vencer ainda mais títulos, mas o mais importante para mim é somar pontos que permitam à nossa Seleção conquistar o título coletivo. Afinal, viemos cá para sermos todos campeões da Europa!”
Também na competição feminina, Carolina Santos ficou-se hoje pelas meias-finais de repescagem depois de, recorde-se, Mafalda Lopes também já ter sido arredada da competição. De fora deste Eurosurf fica também Pedro Coelho. Depois de, no dia anterior, o português ter ido para a repescagem e, de forma brilhante, passar a segunda ronda desta fase, teve hoje muito azar na escolha de ondas e acabou eliminado à terceira ronda.
Ainda no surf open, Pedro Henrique caiu para as repescagens mas resistiu ao primeiro heat “da morte”, estando agora na ronda 5 das repescagens e ainda com boas hipóteses de chegar muito longe na competição. Recorde-se que o surfista de origem brasileira já passou pelo WCT e é, como tal, um dos mais categorizados atletas em prova.
Quem parece imparável é Eduardo Fernandes. O surfista da Linha de Cascais tem apresentado um surf muito sólido e já garantiu lugar na meia-final de qualificação, ou seja, a dois heats da final das medalhas. Também ainda em prova, os dois longboarders nacionais: João Dantas, campeão da Europa em título, e a algarvia Inês Martins.
Em termos de classificação provisória neste campeonato, Itália lidera, com Portugal logo atrás e Espanha no terceiro lugar. Portugal mantém, assim, sólidas pretensões ao “bis” Europeu, um feito nunca conseguido na história da modalidade em Portugal.
O Eurosurf é uma prova com a chancela da Federação Europeia de Surf e reúne em Santa Cruz 15 Seleções Nacionais (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Holanda, Noruega, País de Gales, Suécia, Rússia, Dinamarca, Bélgica e Suíça).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaEurpsurf
-
FonteRedação
