Homepage
- Jovem surfista revalidou o ceptro na Praia do Pico da Mota, palco da finalíssima do Campeonato Nacional de Surf para os atletas da categoria Sub-12.
-
-
Pelo segundo ano consecutivo, no escalão Sub-12, Matias Canhoto sagrou-se campeão nacional de surf.
Tudo ficou decidido no passado fim de semana na Praia do Pico da Mota em Peniche. Palco que recebeu a finalíssima do Campeonato Nacional de Esperanças no escalão de Sub-12. Evento organizado pela Federação Portuguesa de Surf em conjunto com o Peniche Surfing Clube e a Câmara Municipal de Peniche.
Os atletas, em competição, apuraram-se nos vários campeonatos regionais que se realizaram nas cinco regiões do país no primeiro quadrimestre de 2019.
Adivinhavam-se condições exigentes para os jovens surfistas, pois as previsões eram de muito pouca ondulação.
A organização apostou na conhecida Praia do Pico da Mota, que se veio a revelar a melhor escolha.No passado Sábado, o mar estava muito pequeno e a direção técnica da Federação Portuguesa de Surf (FPS) em conjunto com os organizadores resolveram realizar apenas a primeira ronda do campeonato, tendo deixado para domingo a realização das restantes rondas. Nesse mesmo dia ficou decidido que não se realizaria a ronda de repescagem, pois obrigaria a mais quatro horas de prova.
Com a chamada marcada para as 9h de Domingo, o campeonato foi retomado nos quartos de final pelas 9h30 e com boas condições.
Logo na primeira bateria do dia, o local Matias Canhoto, mostrou a razão pela qual é um dos melhores surfistas da atualidade neste escalão. Canhoto conseguiu o melhor resultado combinado de todo o campeonato. Canhoto anotou 15 pontos em vinte possíveis, tendo na melhor onda obtido uma pontuação perto da perfeição, com nove pontos em dez possíveis.Embora com boas condições, a mudança de maré poderia trazer alterações na qualidade das ondas, pelo que a direção técnica da FPS em conjunto com a organização resolveram realizar o campeonato em formato tradicional em detrimento de baterias homem a homem.
A final foi intensa. Matias Canhoto (PPSC), com uma boa escolha de ondas, venceu a derradeira bateria e revalidou o título nacional, tendo Salvador Vala (LOMBOS) obtido o segundo lugar. Tiago Guerra (CNN) foi terceiro e completou o pódio, enquanto Kekoa Hummel (AON) quedou-se pelo quarto posto.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJoão Reis/PPSC
-
FonteRedação
