Homepage
- Monumento será inaugurado em Agosto e serve de alerta para o futuro em relação a outros glaciares.
-
-
As alterações climáticas e o aquecimento global são uma realidade incontornável do mundo em que vivemos nos dias de hoje.
De tal forma que um pouco por todo o lado vamos vendo consequências destes dois problemas. Uma das consequências dessas problemáticas, aconteceu na Islândia, onde um glaciar de nome Okjökull, que tinha o diminutivo de Ok, tratou de ser o primeiro glaciar islandês com nome próprio a perder o estatuto de glaciar por causa do aquecimento global. Tudo aconteceu em 2014.
Agora onde estava precisamente o glaciar Ok, em Borgarfjoraur, vamos passar a ver um monumento de homenagem ao glaciar que derreteu. A cerimónia de abertura do monumento acontecerá no próximo dia 18 de Agosto.
Aí estará uma placa, denominada de "carta para o futuro", onde em islandês e inglês, poderá ler-se: "Nos próximos 200 anos, espera-se que todos os nossos glaciares sigam o mesmo caminho. Este monumento serve para reconhecer que nós sabemos o que está a acontecer e o que é preciso fazer."
Este será o primeiro monumento de homenagem a um glaciar derretido e toda a obra foi desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Rice, em Houston (Texas), e da Sociedade de Caminhadas Islandesa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedacção
