Homepage
- Medida entrou em vigor a 23 de Junho, depois de um período de adaptação que teve a extensão de seis meses.
-
-
Destino de eleição, no que toca à prática de surf e não só, a ilha de Bali (Indonésia) é noticia por adoptar uma prática que promete ser muito amiga do ambiente, numa fase em que as ameaças ao mesmo são, infelizmente, uma realidade cada vez mais presente.
Em Bali, desde o passado dia 23 de Junho, tornou-se proibido utilizar todos os plásticos descartáveis como são o caso dos sacos, palhinhas ou os talheres descartáveis. A ilha de Bali é assim a primeira província da Indonésia a adoptar tal medida que está em vigor em todo o território e abrange todo o tipo de comércio.
Esta medida havia sido adotada a 21 de Dezembro de 2018, porém, no momento o governador de Bali, Wayan Koster, havia decretado um período de seis meses de adaptação. Espaço temporal em que os comerciantes locais deveriam encontrar alternativas ao plástico descartável.
De referir que a seguir à China, a Indonésia é o segundo país do mundo com maior poluição em termos de plástico. Uma situação que tem como consequência o envio, anual, de 200 mil toneladas de plástico para os oceanos.
Resíduos que são fundamentalmente produzidos pelos muitos turistas que visitam a ilha e que levou em Dezembro de 2017 a que fosse decretado o estado de emergência devido à crise da poluição de plástico.
Para além da proibição do uso dos plásticos de utilização única, está igualmente na calha a implementação de um imposto ambiental aos turistas estrangeiros que estejam de visita à ilha de Bali.
Imposto esse que poderá ter o valor de 8,80 €. O objetivo com o futuro desta medida é o de preservar o ecossistema e com os valores obtidos adotar medidas que sejam amigas do ambiente e de limpeza da paradisíaca ilha.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedacção
