Homepage
- Grande parte do território português apresenta, no dia de hoje, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta.
-
-
As temperaturas podem estar a baixar e até mesmo existir previsão de aguaceiros, para o dia de hoje em Portugal Continental, mas a verdade é que grande parte do território português está, neste dia 25 de Julho, debaixo de altos índices de radiação ultravioleta (UV).
Todos os distritos de Portugal Continental, com exceção dos localizados no litoral norte (predomina o risco elevado), e os arquipélagos dos Açores e Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta.
Este é um cálculo que é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
O cenário verificado no dia de hoje, o segundo mais grave na escala, pode causar graves prejuízos para a saúde. Como tal deixamos aqui alguns cuidados a ter, de acordo com informação publicada no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para enfrentar, sem problemas, este elevado nível de radiação ultravioleta.
Em regiões com índice de radiação entre 8 e 10 (muito elevado), recomenda-se a utilização de:
- Óculos de sol com protecção UV;
- Chapéu;
- T-shirt;
- Guarda-sol;
- Protector solar;
- Evitar a exposição de crianças ao sol.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedacção
