Homepage
- O alerta foi dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que relembrou igualmente os cuidados a ter pela população.
-
-
O passado mês de Junho foi marcado, na extensa costa portuguesa, pela chegada das temidas caravelas-portuguesas. Uma realidade que parece perdurar no corrente mês de Julho e numa altura em que já estamos em pleno Verão, momento de férias em ambiente de praia para muitos portugueses.
O programa GelAvista, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), continua a registar avistamentos de organismos gelatinosos e consequentemente a receber alertas vindos de dezenas de praias de Portugal.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as praias da Lourinhã, Mafra, Sintra e Carcavelos, assim como Aljezur e a praia de Faro, no Algarve, são algumas das zonas afetadas. Houve também sinal destas espécies em Peniche (Leiria) e em várias praias dos Açores, como já tinha acontecido no mês passado.
Já o tipo de caravela portuguesa, Velella velella, foi avistado nas praias da Toca e de Mira (ambas em Cantanhede), Lourinhã, Mafra, Ericeira, Sintra e na Caparica, bem como na praia de Tróia. Porém, de acordo com o IPMA, é previsível que a abundância diminua gradualmente ao longo do tempo.
A mesma entidade indica que este ano tem "sido caracterizado por um período mais longo e intenso de arrojamento destas espécies, detetadas desde o final de Janeiro".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relembra ainda que não se deve tocar nos tentáculos, mesmo quando a caravela-portuguesa aparenta estar morta na praia.
Segundo uma nota do IPMA, qualquer ocorrência desta ou de outras espécies de organismos gelatinosos poderá ser comunicada ao GelAvista.
A informação de cada avistamento (data, local, número de organismos e fotografia) deverá ser enviada para o email plancton@ipma.pt ou através da aplicação GelAvista disponível na Play Store para sistemas Android.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
