Homepage

  • Bruxelas proíbe pesca de bacalhau no Báltico Oriental
    23 julho 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Medida adotada para proteger uma unidade populacional que está em risco de esgotamento.
  • Desde há largos séculos que em Portugal, no que toca à gastronomia, o bacalhau é considerado o rei da mesa. Pois bem, para aqueles que são mais 'bacalhoeiros', a notícia que se segue não é a melhor e terá efeitos na Ceia do próximo Natal.

    A Comissão Europeia proibiu a partir desta terça-feira e até ao dia 31 de Dezembro as capturas de bacalhau na maior parte do Mar Báltico. Uma medida adotada para proteger uma unidade populacional que está em risco de se esgotar.

    Em comunicado, Bruxelas anunciou estar a "responder rapidamente a uma ameaça imediata”. A proibição abrangerá todos os navios de pesca e será aplicável em todo o Mar Báltico, exceto na parte mais ocidental, em que esta unidade populacional está muito menos presente.

    “O esgotamento desta unidade populacional de bacalhau teria consequências catastróficas para a subsistência de muitos pescadores e comunidades costeiras do Mar Báltico”, considerou o comissário europeu para os Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.

    A Comissão Europeia decidiu optar pela proibição das capturas, porque as medidas já adotadas por alguns Estados-membros para proteger a espécie “não asseguram uma abordagem uniforme em todas as zonas em que está presente a unidade populacional de bacalhau do Báltico Oriental”, além de que nem todos os Estados-membros tencionam adotar medidas nacionais.

    Segundo Bruxelas, os cientistas alertaram ainda para diversos fatores, além da pesca, que representam uma ameaça para a unidade populacional e devem ser tratados separadamente, nomeadamente a falta de salinidade, temperaturas da água demasiado elevadas, um teor de oxigénio demasiado baixo e uma infestação parasitária.

    Esta proibição da pesca de bacalhau não é caso virgem na União Europeia, pois no passado o executivo comunitário já adotou medidas de emergência para proteger unidades populacionais vulneráveis, nomeadamente o biqueirão no Golfo da Biscaia e o robalo do Norte.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • União Europeia
  • Bruxelas
  • Mar Báltico
  • Europa
  • Ecossistema
  • Bacalhau
  • Pesca
  • Proibição
  • Mar
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 09
Oceanos registaram mês de maio mais quente de sempre desde que há registos
junho 09
Porto & Matosinhos Wave Series 2023 regressa com eventos de responsabilidade social
junho 09
Já tem nova data a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
junho 09
Allianz Ericeira Pro vai homenagear desportistas nacionais no Dia de Portugal
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido