Homepage
- O responsável gaulês revelou mesmo que os especialistas já estão no terreno à procura do palco ideal para receber a prova de surf olímpica nos Jogos de 2024.
-
-
As piscinas de ondas são frequentemente apontadas como o futuro do surf competitivo e, por isso, é natural que muitos acreditem que faça todo o sentido que a presença do surf nos Jogos Olímpicos se faça nesses moldes, sobretudo quando as olimpíadas se disputarem em países sem costa. Contudo, ainda não será em 2024 que isso acontecerá, uma vez que a organização dos Jogos de Paris’2024 deixou bem clara a ideia de querer que a competição de surf se dispute no mar.
Tony Estanguet, presidente da organização dos jogos franceses, onde o surf já foi confirmado novamente como uma das modalidades em disputa, confirmou essa mesma ideia após uma reunião com o Comité Olímpico Internacional. “Não vamos usar ondas artificiais para o evento de surf. Temos a sorte de ter vários sítios em França com a capacidade para receber uma prova de surf”, frisou.
O responsável gaulês revelou mesmo que os especialistas já estão no terreno à procura do palco ideal para receber a prova de surf olímpica nos Jogos de 2024, com a imprensa local a avançar a mítica praia de Biarritz como um dos pontos com mais possibilidades de receber o torneio olímpico de surf. Recentemente, foi esse mesmo o palco do Mundial de Longboard da ISA, além de o Mundial ISA de surf também se lá ter disputado em 2017.
No entanto, Estanguet sublinhou que a decisão sobre estes pontos apenas irá ser tomada numa próxima reunião entre os organismos responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos, que acontecerá no final de junho. Ainda assim, a vontade de ser voltar a fazer a competição de surf no mar, tal como irá acontecer em Tóquio’2020, está bem vincada.
O surf prepara-se para fazer a estreia olímpica no próximo ano, no Japão. Inicialmente também foi avançada a possibilidade de acontecer em piscina de ondas artificiais, mas a ideia acabou por ser rejeitada, com Chiba a ser o palco do torneio olímpico de surf. Em Paris também será o mar a receber a competição, restando esperar por edições futuras para perceber o que irá acontecer.
Tal como a escalada e o skate, o surf foi anunciado como desporto provisório para Tóquio’2020 e Paris’2024, numa clara tentativa de aproximação às classes mais jovens. Contudo, não é certo a continuidade destes desportos em futuras edições.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
