Homepage
- São sete as espécies de moluscos bivalves que não podem ser apanhados nas zonas afectadas.
-
-
A manhã terminou com a boa notícia do levantamento da interdição a banhos entre as praias de Faro e Vilamoura, situação que já durava desde o início da presente semana.
Porém, para já, nem tudo são boas notícias. Isto porque de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a estar expressamente proibido a apanha de moluscos bivalves nas zonas afectadas pela 'maré vermelha'. Tal situação, que está em vigor desde ontem, pode ser facilmente constatada através do mapa disponibilizado pelo IPMA no seu site.
Amêijoa, conquilha, pé-de-burrinho, lingueirão, ostras, berbigão e mexilhão são as espécies proibidas de serem apanhadas e posteriormente comercializadas.
Os investigadores continuam a desaconselhar o consumo deste marisco, que por filtrarem a água acumulam uma concentração demasiado elevada de toxinas produzidas pela micro-alga, autora da 'maré vermelha', que levou à interdição de banhos no mar em parte das praias algarvias.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteAlexandre Melo
