Homepage
- Problema contribuiu para a redução de praias com 'Qualidade de Ouro', em Portugal, neste ano de 2019.
-
-
Para 2019 serão menos as praias com o certificado Qualidade de Ouro, pela Quercus, em comparação com o ano passado. No total são 375 praias a receber este galardão, menos 15 do que em 2018.
Uma das principais causas para esta redução é o lixo marinho. Este é considerado, pela Associação Nacional de Conservação da Natureza, um problema que urge enfrentar e mitigar. Tendo presente que 80% do lixo marinho é produzido em terra, e só posteriormente transportado para o ambiente marinho, este facto representa um fator adicional de pressão para a qualidade da água, qualidade da areia e para os ecossistemas da envolvente balnear.
A pressão adicional gerada sobre as praias proveniente do elevado crescimento do turismo é igualmente um fator gerador de grande preocupação. A Quercus recomenda assim a todos os concessionários de praia que tenham especial atenção no que respeita à limpeza do areal, a substituição dos sacos do lixo sempre que se justifique bem como a importância da correta sinalização e identificação dos caixotes do lixo disponíveis ao longo do areal.
A mesma entidade recomenda igualmente aos concessionários, municípios e a todas as entidades com responsabilidades na costa, a promoção e realização de ações de sensibilização sobre o problema do lixo marinho bem como o papel de cada pessoa no combate ao lixo marinho.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteAlexandre Melo
