Homepage
- A apanha de moluscos bivalves continua, porém, a ser proibida nas zonas afectadas pela 'maré vermelha'.
-
-
Desde o início da semana que entre as praias da Ilha Deserta e Açoteias (Algarve) perdurava a interdição a banhos pelo aparecimento de micro-algas marinhas no mar. Interdição essa que foi agora levantada.
A notícia começou a surgir, na imprensa, ao final da manhã e o Beacham já confirmou junto do Comando Local da Polícia Marítima de Faro a veracidade da mesma.
Esta decisão surge, na sequência, da Agência Portuguesa de Ambiente (APA) ter, revelado em comunicado, que os resultados recebidos de novas análises indicam que as toxinas libertadas pelas micro-algas não são prejudiciais aos humanos como temiam as autoridades ambientais e de saúde.
Ainda assim a APA não aconselha a ida a banhos, nestas praias, aos grupos vulneráveis e crianças nas zonas onde os micro-organismos ainda perduram com alguma densidade.
Proibido e de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a ser a apanha de moluscos bivalves nas zonas afectadas pela 'maré vermelha'. Amêijoa, conquilha, pé-de-burrinho, lingueirão, ostras, berbigão e mexilhão são as espécies proibidas de serem apanhadas e posteriormente comercializadas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
