Homepage

  • Governo estuda solução 'bypass' na Figueira da Foz
    26 junho 2019
    arrow
    arrow
  • Ideia defendida, há muito, pelo movimento SOS Cabedelo. Tal construção seria inédita na Europa.
  • O Executivo liderado por António Costa está a estudar a possibilidade da reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz, a sul do Rio Mondego, ser feita através de um sistema de bombagem permanente.

    Conhecido como 'bypass', esta é "uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada" antes de se avançar para a sua eventual aplicação, disse João Matos Fernandes, no final de uma recente visita aos trabalhos de reforço dunar na Praia da Cova Gala.

    "Pode ser o 'bypass' uma boa solução? Vamos estudá-la e é isso exatamente o que estamos a fazer", afirmou Matos Fernandes em declarações à Agência Lusa.

    O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, durante esta sua visita à Figueira da Foz, foi interpelado por ativistas do movimento cívico SOS Cabedelo. Precisamente um movimento que preconiza a reposição de 10 milhões de toneladas de inertes, nas praias a sul do Mondego, pelo método 'bypass'.

    Elementos do movimento SOS Cabedelo

    "Eu não sinto que haja aqui nenhuma divergência de fundo com os membros do movimento", disse, mencionado a existência de "documentos que falam" dessa solução. Na sua opinião, a transferência de areias através deste sistema dos locais onde existe areia em demasia, como acontece na praia da Figueira da Foz, entre o cabo Mondego e o primeiro esporão a sul, "parece de facto o ovo de Colombo".

    Contudo o Governo terá de "avaliar caso a caso", indicou Matos Fernandes à Lusa, após trocar algumas impressões com os ambientalistas.

    Do lado do movimento cívico SOS Cabedelo, o 'Beachcam' falou com Eurico Gonçalves, que foi bastante claro. "Estamos perante o maior desastre ambiental não tratado da nossa costa. Defendemos a construção do 'bypass' fundamentalmente devido a uma questão de segurança perante os riscos de erosão costeira. O que temos na Figueira da Foz é um desequilíbrio com areia a mais de um lado e areia a menos do outro. Provoca prejuízos a olhos vistos. Defendemos um reequilíbrio desta situação. Antes de ser surfista, sou um cidadão. É com essa consciência de cidadão que defendo não só a qualidade das minhas ondas, mas também a qualidade de vida dos meus concidadãos".

    Para Eurico é essencial tentar "entender a natureza para trabalhar com a mesma" e não fazer o oposto, que segundo o próprio é o que tem vindo a ser feito até aqui.  

    A confirmar-se o avanço para a construção do 'bypass' de areias no Cabedelo da Figueira da Foz, esta seria a primeira obra do género na Europa. Porém tal obra já existe na Austrália, na famosa Gold Coast, onde nas margens do Rio Tweed existe um 'bypass' que proporciona o famoso 'Superbank' australiano.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Figueira da Foz
  • SOS Cabedelo
  • Eurico Gonçalves
  • João Pedro Matos Fernandes
  • Ministério do Ambiente
  • Portugal
  • Bypass
  • Fonte
    Redacção
pub
similar News
similar
julho 20
Bodysurf: Baterias divulgadas para Santa Cruz
junho 10
Tiago Marques triunfa na Vagueira
junho 07
Vagueira acolhe Nacional de Bodysurf
julho 17
Santa Cruz no radar do Nacional de Bodysurf
julho 19
Ocean Spirit arranca com EuroSurf em destaque
julho 19
Portuguese Surf Film Festival começa hoje
julho 19
Neto de Nelson Mandela apadrinha iniciativa CostàCosta