Homepage

  • Governo estuda solução 'bypass' na Figueira da Foz
    26 junho 2019
    arrow
    arrow
  • Ideia defendida, há muito, pelo movimento SOS Cabedelo. Tal construção seria inédita na Europa.
  • O Executivo liderado por António Costa está a estudar a possibilidade da reposição de areia na zona costeira da Figueira da Foz, a sul do Rio Mondego, ser feita através de um sistema de bombagem permanente.

    Conhecido como 'bypass', esta é "uma solução mecânica que nunca foi tentada em Portugal e tem, naturalmente, de ser bem avaliada" antes de se avançar para a sua eventual aplicação, disse João Matos Fernandes, no final de uma recente visita aos trabalhos de reforço dunar na Praia da Cova Gala.

    "Pode ser o 'bypass' uma boa solução? Vamos estudá-la e é isso exatamente o que estamos a fazer", afirmou Matos Fernandes em declarações à Agência Lusa.

    O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, durante esta sua visita à Figueira da Foz, foi interpelado por ativistas do movimento cívico SOS Cabedelo. Precisamente um movimento que preconiza a reposição de 10 milhões de toneladas de inertes, nas praias a sul do Mondego, pelo método 'bypass'.

    Elementos do movimento SOS Cabedelo

    "Eu não sinto que haja aqui nenhuma divergência de fundo com os membros do movimento", disse, mencionado a existência de "documentos que falam" dessa solução. Na sua opinião, a transferência de areias através deste sistema dos locais onde existe areia em demasia, como acontece na praia da Figueira da Foz, entre o cabo Mondego e o primeiro esporão a sul, "parece de facto o ovo de Colombo".

    Contudo o Governo terá de "avaliar caso a caso", indicou Matos Fernandes à Lusa, após trocar algumas impressões com os ambientalistas.

    Do lado do movimento cívico SOS Cabedelo, o 'Beachcam' falou com Eurico Gonçalves, que foi bastante claro. "Estamos perante o maior desastre ambiental não tratado da nossa costa. Defendemos a construção do 'bypass' fundamentalmente devido a uma questão de segurança perante os riscos de erosão costeira. O que temos na Figueira da Foz é um desequilíbrio com areia a mais de um lado e areia a menos do outro. Provoca prejuízos a olhos vistos. Defendemos um reequilíbrio desta situação. Antes de ser surfista, sou um cidadão. É com essa consciência de cidadão que defendo não só a qualidade das minhas ondas, mas também a qualidade de vida dos meus concidadãos".

    Para Eurico é essencial tentar "entender a natureza para trabalhar com a mesma" e não fazer o oposto, que segundo o próprio é o que tem vindo a ser feito até aqui.  

    A confirmar-se o avanço para a construção do 'bypass' de areias no Cabedelo da Figueira da Foz, esta seria a primeira obra do género na Europa. Porém tal obra já existe na Austrália, na famosa Gold Coast, onde nas margens do Rio Tweed existe um 'bypass' que proporciona o famoso 'Superbank' australiano.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Figueira da Foz
  • SOS Cabedelo
  • Eurico Gonçalves
  • João Pedro Matos Fernandes
  • Ministério do Ambiente
  • Portugal
  • Bypass
  • Fonte
    Redacção
pub
similar News
similar
setembro 17
Cliff Diving Series: Campeões vitoriosos na despedida de 2019
setembro 17
Nuno Vitorino vs Tomás Valente – um heat nunca visto!
setembro 17
Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas encerra em grande
setembro 17
Miguel Barata de Almeida: 'O Ericeira Surf Clube conseguiu o que seria impossível há uns anos'
setembro 17
XX Luso Galaico inova com SUP Wave e alto rendimento
setembro 17
Primeiras imagens! Em terapia, Sunny Garcia já disse algumas palavras
setembro 15
Brasil conquista duplo ouro no Japão; Kikas foi 7.º