Homepage
- Fenómeno tem atingido níveis recordes, nos últimos dias, na Gronelândia. Temperaturas muito elevadas são causa.
-
-
As alterações climáticas são um tema que cada vez mais está na ordem do dia, ainda que algumas figuras como o atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, exiba aqui e acolá algumas posições, no mínimo discutíveis, sobre a temática.
Polémicas à parte, a verdade é que o fenómeno das alterações climáticas está aí e as consequências começam a ser exibidas em casos que há alguns anos julgávamos ser impossível.
Prova disso é a fotografia, datada de 13 de Junho, tirada pelo climatólogo dinamarquês Steffen M. Olsen numa missão no noroeste da Gronelândia, onde esteve acompanhado por caçadores locais. A foto mostra cães-de-trenó a atravessar aquilo que parece ser um lago que, segundo o investigador, está por cima de uma camada de gelo a derreter.
A imagem foi partilhada por Rasmus Tonboe na sua conta oficial na rede social Twitter e captada, como já foi enunciado anteriormente, por Steffen M. Olsen
Apesar da estupefacção que a imagem proporciona é o próprio Olsen a afirmar que para muitos a fotografia tirada tem um valor muito mais simbólico do que científico.
Porém recentes dados do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo, nos Estados Unidos da América, revelam que, aproximadamente, 712 000 km2 da superfície da Gronelândia derreteu a 12 de Junho, um número superior ao registado no mesmo dia em 2018.
Para completar o ramalhete, as temperaturas na Gronelândia estão anormalmente elevadas para a atual época do ano, mesmo com o Verão aí à porta para o hemisfério Norte. O Instituto Dinamarquês de Meteorologia registou 17.3ºc na passada quarta-feira (4.4ºc acima do normal) e 15 graus na última quinta-feira.
O assunto é mesmo sério! O Oceano Árctico que o diga.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaTwitter/Steffen M.Olsen/ Rasmus Tonboe
-
FonteRedacção
