Homepage
- Quarto evento da temporada arranca na sexta-feira. Ilhéu de Vila Franca do Campo é o palco de todas as emoções.
-
-
Já chegaram à ilha de São Miguel, nos Açores, os 23 atletas de 14 países que vão competir, a partir de sexta-feira, na quarta etapa da Red Bull Cliff Diving World Series.
A ação regressa, pelo oitavo ano consecutivo, às paisagens do ilhéu de Vila Franca do Campo. A jornada arranca com duas rondas de saltos realizados diretamente das rochas, característica que faz já parte do ADN da etapa açoriana e evoca as origens da modalidade.
Assinalando o meio da época, a passagem da Red Bull Cliff Diving World Series pelos Açores marca também a oitava visita consecutiva desta competição por este destino.Esta presença no calendário do circuito mundial de saltos para a água de grande altura, modalidade reconhecida oficialmente pela Federação Internacional de Natação em 2013, coloca o nosso país numa posição de destaque. A etapa açoriana é hoje a mais antiga do calendário.
O arranque da competição proporciona aos 23 atletas de 14 países uma experiência única: duas rondas de saltos diretamente das rochas, numa clara alusão às origens da modalidade, que remontam ao século XVIII e ao arquipélago do Havai.
Este é um fator diferenciador da etapa açoriana, deixando para o último dia – sábado – os saltos mais complexos e técnicos, que serão feitos a partir das plataformas de 21 e 27 metros (femininos e masculinos, respetivamente). No sábado, a partir das 11h40, decorrem a terceira ronda e as respetivas finais.
Neste momento, e quando estão disputadas três das oito etapas da temporada de 2019 do circuito mundial, a liderança pertence aos atuais campeões. A australiana Rhiannan Iffland está invicta, com três vitórias em três etapas, e lidera entre as Senhoras.
Já o britânico Gary Hunt está isolado no comando, do campeonato masculino, com uma margem confortável. Hunt já venceu por três vezes a etapa açoriana, mas falhou esta conquista nas duas últimas edições.
Classificação geral após 3 etapas:
Masculinos:
1º Gary Hunt GBR | 400 pontos
2º Andy Jones EUA | 220 pts
3º Kris Kolanus POL | 200 pts
4º Jonathan Paredes MEX | 190 pts
5º Michal Navratil CZE | 170 pts
Femininos:
1ª Rhiannan Iffland AUS | 400 pontos
2ª Yana Nestsiarava BLR | 290 pts
3ª Lysanne Richard CAN | 240 pts
4ª Jessica Macauly GBR | 200 pts
5ª Maria Paula Quintero COL | 160 pts
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedacção
