Homepage

  • Miguel Blanco e Teresa Bonvalot conquistam o Allianz Algarve Pro
    23 junho 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Blanco e Bonvalot levaram também para casa os títulos da Allianz Triple Crown e conseguiram ainda reduzir distâncias para a liderança do Ranking Santander.
  • Miguel Blanco e Teresa Bonvalot foram os grandes vencedores do Allianz Algarve Pro, que terminou este domingo em ondas de qualidade na Praia do Amado, Aljezur. Além de vencerem a etapa algarvia, a quarta e penúltima do calendário da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade, Blanco e Bonvalot levaram também para casa os títulos da Allianz Triple Crown e conseguiram ainda reduzir distâncias para a liderança do Ranking Santander, onde Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira, finalistas vencidos no Amado, continuam na frente.

    Após um dia sem ondas, que originou pausa no sábado, o domingo acordou com um cenário bem diferente. Os melhores surfistas nacionais não desaproveitaram a oportunidade e conseguiram mostrar bom surf e alcançar scores elevados. Com a prova a retomar na 3.ª ronda masculina, a ação começou logo com uma grande surpresa, depois da eliminação de Vasco Ribeiro.

    A partir daí, apesar de alguns nomes mais jovens a sobressaírem, como Afonso Antunes, Diogo Martins, Luís Perloiro ou Jácome Correia, que chegou às meias-finais, Blanco e Tomás tomaram a rédea das operações e elevaram o espetáculo a um nível superior. O campeão nacional superou Diogo Martins nos quartos-de-final e depois bateu Jácome Correia nas meias-finais, enquanto Tomás Fernandes venceu Luís Perloiro nos quartos-de-final e Marlon Lipke nas meias-finais, acabando aí com as possibilidades do surfista algarvio entrar nas contas do título.

    A final foi bem equilibrada, mas Miguel Blanco começou a tomar a dianteira graças a uma onda de 8,25 pontos. Com 15,00 pontos contra 13,95, o campeão nacional em título acabou por vencer a bateria, subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez esta época. Um resultado que lhe ofereceu o triunfo na Allianz Triple Crown e que ainda o deixa com possibilidades de lutar pelo título nacional na última etapa. Aí, em Cascais, será Tomás a partir na frente da luta, uma vez que se chegar à final é automaticamente campeão.



    “Estou muito contente com a minha vitória”, começou por afirmar Miguel Blanco. “Já tinha feito um 2.º lugar, um 3.º e um 5.º, por isso sentia que a vitória estava perto de aparecer. Ganhar no Algarve em condições boas de surf e com notas altas foi muito significativo para mim. Precisava muito desta vitória para levar a luta para Cascais, porque sabia que se o Tomás vencesse esta final fica tudo decidido. Mas também queria muito ganhar a etapa por mim. Na última prova vou dar o tudo por tudo. Conheço bem as ondas de Cascais, onde cresci, por isso sinto que tenho alguma vantagem”, admitiu Blanco.

    Já na final feminina assistiu-se a um duelo intenso entre Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que só foi decidido já bem perto do final. Teresa levou a melhor, depois de ter feito a melhor onda do evento (9,00 pontos), que lhe rendeu o prémio Somersby Onda do Outro Mundo, acabando a bateria com um score de 17,25 pontos, contra os 14,05 da surfista algarvia e líder do ranking Santander. Este triunfo teve o condão de aproximar Teresa Bonvalot da liderança do ranking – que conta ainda com uma etapa extra, a disputar-se em Agosto em Ílhavo -, mas também de garantir à surfista de Cascais o triunfo na Allianz Triple Crown.



    “Penso que foi cereja, mais cereja no topo do bolo”, começou por dizer Teresa Bonvalot após o triunfo. "Estou feliz por ter voltado ao Amado, onde tinha conseguido um 2.º lugar há cinco anos, na última etapa que cá houve. Desta vez, com mais experiência, consegui o triunfo. Adorei ter cá estado, pois tivemos ondas muito boas e grande nível de surf. Em todas as baterias dou o meu melhor. Sabia que ia ser sempre difícil enfrentar a Yolanda, mas também sabia que tinha de dar tudo a cada onda que apanhasse”, frisou a bicampeã nacional de 2014 e 2015.

    Este domingo realizou-se ainda a Renault Expression Session, que foi vencida por João Kopke, graças a um aéreo de frontside.  

    Resultados finais do Renault Porto Pro:
    Final masculina: Miguel Blanco 15,00 x Tomás Fernandes 13,95
    Final feminina: 17,25 Teresa Bonvalot x Yolanda Sequeira 14,05
    Somersby Onda do Outro Mundo: Teresa Bonvalot, 9,00 pontos na final
    Renault Expression Session: João Kopke
    Algarve Best Surfer: Marlon Lipke e Yolanda Sequeira
    Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): João Vidal e Matilde Passarinho

    O Allianz Algarve Pro também contou com as habituais iniciativas de sustentabilidade, através das limpezas de praia com a marca da Fundação Altice e as dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável do Grupo Jerónimo Martins.

    Agora, a Liga MEO Surf segue para Cascais, com o Bom Petisco Cascais Pro a realizar-se entre os dias 3 e 5 de Outubro, naquela que será a última prova do ano.

    Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal de Aljezur, Região de Turismo do Algarve e Algarve Surf Clube, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

    Mais informações em www.ansurfistas.com.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • liga meo surf 2019
  • praia do amado
  • Allianz Algarve Pro
  • Miguel Blanco
  • Teresa Bonlavot
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023
junho 07
Sally Fitzgibbons e o caloroso apoio da Seleção da Ucrânia: 'É muito emotivo conectar com as pessoas através do surf'
junho 07
A partir de 2030, o Oceano Ártico pode ficar sem gelo no verão