Homepage
- Situação ocorre devido ao fenómeno de 'upwelling', algo comum em diversas praias do país.
-
-
Depois da recente situação vivida no Algarve, agora foram as praias de Carcavelos e Tamariz, localizadas no concelho de Cascais, que foram interditas a banhos em algumas das suas secções.
A informação foi divulgada, ao início da tarde de ontem, através de um comunicado oficial emitido pela Câmara Municipal de Cascais. Tudo devido ao aparecimento de algas vermelhas, mas que, no entanto, nada têm a ver com o fenómeno ocorrido, recentemente, no Sul do país.
No mesmo comunicado pode ler-se que esta é "uma situação comum em diversas praias do país e é conhecido como fenómeno de upwelling – subida das àguas subsuperficiais, ricas em nutrientes. Embora o upwelling esteja confirmado em secções da praia de Carcavelos, e também do Tamariz, por precaução, e uma vez que o contacto com as algas causa urticária, foi decidido hastear a bandeira vermelha nas zonas balneares onde se verifica a presença da alga".
A mesma missiva diz ainda que a Capitania do Porto de Cascais, a Polícia Marítima, o corpo de Nadadores Salvadores, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais estão "a monitorizar a situação que voltará à normalidade assim que seja ultrapassado este fenómeno oceanográfico".
Por último o Munícipio de Cascais reforçou, no comunicado emitido, a boa qualidade das águas das praias de Cascais, apesar deste pequeno incidente, e que as mesmas são "objecto de análises semanais por parte de entidades independentes".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteAlexandre Melo
