Homepage
- Garantia dada por uma bióloga da Universidade do Algarve. Já o mesmo não se pode dizer em relação aos bivalves.
-
-
Desde o passado passado domingo que as praias entre Faro e Vilamoura (Algarve) viram os nadadores-salvadores a hastear a bandeira vermelha e a interditar, na sequência de uma decisão de Autoridade Marítima Nacional, os banhos no oceano.
Uma situação que deveu-se à presença no mar de algas marinhas, de cor vermelha, que 'pintaram' a água desta cor e lançaram a natural preocupação sobre os banhistas. Situação que foi adensada quando tal 'maré vermelha' foi tida como potencialmente perigosa para a saúde pública.
De seguida são apresentados dois pontos de vista totalmente opostos. Em declarações à estação de rádio TSF, Alexandra Teodósio, bióloga marinha e vice-reitora da Universidade do Algarve, defende que não existe perigo.
“Esta espécie, os dinoflagelados, não é prejudicial aos banhos. A pessoa pode tomar banho na mesma. Estes organismos são uma espécie bioluminescente — durante a noite produzem fluorescência — e dão origem a um fenómeno muito bonito de ver. Há sítios, como a Tailândia, onde as pessoas pagam para fazer esta atividade”, referiu Alexandra Teodósio.
Se para os humanos tudo está bem, já para os bivalves a música é outra. "Estão interditos. Não se pode consumir bivalves nem outros organismos que sejam filtradores.
Por outro lado, e como nestas questões é essencial existir um contraditório, à publicação online 'Observador, Lígia Sousa defendeu o oposto em relação ao perigo destas algas para o ser humano.
A investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, sublinhou que estes micro-organismos "geralmente vivem isolados mas, em alguns casos, formam colónias e podem produzir substâncias tóxicas perigosas para os humanos".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteAlexandre Melo
