Homepage

  • Liga MEO Surf leva sustentabilidade ao Norte do país
    14 maio 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Press release
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A comitiva dos melhores surfistas nacionais continua a dar o seu contributo positivo ao longo das Praias de Portugal.
  • A Liga MEO Surf, principal competição de Surf em Portugal, prossegue nos próximos dias 17 a 19 de Maio, na Praia de Matosinhos. Na sequência das etapas anteriores, o Renault Porto Pro contará novamente com uma agenda sólida de sustentabilidade, dando seguimento às iniciativas da Fundação Altice e do Grupo Jerónimo Martins, contando já com 700 kg de resíduos (com forte incidência no plástico) e envolvendo mais de 600 participantes no passatempo “Quem mais sabe melhor defende”.

    Para a etapa nortenha, a agenda educativa e de consciencialização ambiental envolverá cerca de 200 participantes, entre crianças, jovens com necessidades especiais, familiares e seniores ativos. A pensar nos mais jovens, nesta etapa, o Grupo Jerónimo Martins terá, também, o passatempo “Quem mais sabe, melhor defende” na versão Kids, para menores de 14 anos.

    Agenda Iniciativas Sustentabilidade Liga MEO Surf – Renault Porto Pro

    Sexta-feira – 17 de Maio
    09H30 às 13H00: limpeza de praia com 38 crianças (entre os 3 e 8 anos) e respetivos professores da Escola Chapim Azul e ainda com 30 jovens com necessidades especiais da APPACDM Porto;
    11h30-15h30: passatempo da Jerónimo Martins “Quem mais sabe, melhor defende”;
    13H00 às 17H00: limpeza de praia com 80 crianças (dos 6 aos 10 anos) da Clip The Oporto International School e ainda com uma dezena de seniores ativos da Associação Benéfica e Previdente do Porto;

    Sábado – 18 de Maio
    10H00 às 17H00: limpeza de praia aberta a voluntários, que contará também com a presença de 45 jovens e familiares da Associação Benéfica e Previdente do Porto, como forma de celebração do dia da família.
    11h30-15h30: passatempo da Jerónimo Martins “Quem mais sabe, melhor defende”;

    A comitiva dos melhores surfistas nacionais continua a dar o seu contributo positivo ao longo das Praias de Portugal, liderados pelo embaixador e top nacional, João Kopke.

    João Kopke, embaixador da sustentabilidade da Liga MEO Surf
    “Mais do que os números em si, esta contabilidade revela que estamos a conseguir ter melhores resultados e, acima de tudo, estamos a mobilizar mais pessoas. A nossa pegada está a ser cada vez menor devido ao lixo que estamos a conseguir retirar das praias. Juntando a isso, indiretamente estamos a conseguir sensibilizar mais pessoas. O objetivo desta ação também passa por mostrar que o surf enquanto comunidade está na linha da frente para resolver um problema que nos diz muito, pois lidamos com ele na primeira pessoa sempre que entramos no mar. É importante todos os tipos de pessoas participarem nesta iniciativa. Contudo, acho que é ainda mais importante a participação dos jovens. A nova geração tem uma preocupação e uma sensibilização ainda maior que a nossa. Nós, em conjunto com eles, vamos tentar encontrar uma solução para resolver o problema que afeta o planeta e é isso que estamos a fazer”.

    No Renault Porto Pro, a expectativa passa por aproximar ainda mais os números da tonelada de lixo recolhido assim como ultrapassar os 1.000 participantes. Em colaboração com a Plastic Sundays, todos os resultados serão contabilizados em www.ansurfistas.com/share.

    A par com as limpezas de praia, o Grupo Jerónimo Martins promove dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável. O passatempo “Quem mais sabe, melhor defende” marcará, também, presença na Praia de Matosinhos, nos três dias do evento, continuando a premiar com alimentos saudáveis e brindes reutilizáveis aqueles que demonstrarem conhecimentos sobre a preservação dos oceanos. A novidade para esta etapa é o passatempo “Quem mais sabe, melhor defende – versão Kids < 14 anos”, com intuito de envolver os mais pequenos nestes temas.



    Grupo Jerónimo Martins
    O Grupo Jerónimo Martins, através da sua Companhia Pingo Doce, tem contribuído para a sensibilização e oferta de soluções mais responsáveis aos 700 mil clientes que todos os dias visitam as suas 400 lojas espalhadas pelo país. Por exemplo, o projeto de ecodesign de embalagens tem como objetivo reduzir o impacto ambiental associado às embalagens primárias (as embalagens que os consumidores levam para casa), às de transporte e às de exposição, e otimizar a distribuição de produtos da marca Pingo Doce. Através destes projetos, procuramos benefícios para o Ambiente: reduzir o consumo de recursos naturais e promover a reciclagem dos materiais, diminuindo assim a pressão sobre os ecossistemas. Em colaboração com os nossos fornecedores, desde 2011 já reduzimos mais de 15.000 toneladas de materiais desnecessários das nossas embalagens.

    Inserido na programação de eventos locais do Wave Series 2019, o Renault Porto Pro contará ainda com iniciativas laterais de fotografia da Canon e workshop de pranchas da Polen Surfboards.
     
    Canon Workshop de Fotografia por Ricardo Bravo
    – Aulas teóricas e práticas
    – Prémio por etapa
    – Mais informações em: www.ansurfistas.com/workshop-ricardo-bravo-by-canon
     
    Em termos de troféus laterais, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo e os pontos desportivos para o Santander Award, sendo que público poderá ainda fazer as suas escolhas no Rip Curl Fantasy Surfer.
     
    Rip Curl Fantasy Surfer: Façam as vossas apostas dos melhores surfistas em prova
    – Prémio vencedor etapa: Fato Rip Curl E-Bomb 3.2
    – Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova (17 Maio)
    – Mais informações em: fantasy.ansurfistas.com

    Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

    A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Renault, Allianz Seguros, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local das Câmara Municipais do Porto e Matosinhos e Onda Pura, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

    Mais informações em www.ansurfistas.com.

Tags
  • liga meo surf 2019
  • Porto
  • Matosinhos
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Press release
pub
similar News
similar
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube