Homepage

  • Marta Paço na luta pelo título europeu de surf adaptado
    16 maio 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Press Release
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A seleção nacional é composta por Nuno Vitorino, Camilo Abdula, Nuno Maltêz e pela Marta Paço, a competir em casa.
  • A capital alto-minhota está a postos para receber a elite europeia do surf adaptado para o EuroSurf Adaptive 2019 e afirmar-se como capital europeia da modalidade, entre 20 e 26 deste mês.

    O 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado também está em processo de certificação como evento de surf sustentável. Assim, durante a sua realização, a entidade certificadora, STOKE (Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation), irá analisar a sua gestão sustentável, os seus impactos socioeconómicos, ambiental e da cadeia de abastecimento.

    O objetivo do Surf Clube de Viana (SCV), entidade líder na organização do campeonato, é que este seja o primeiro evento de surf certificado da Europa. Confirmadas estão seis seleções nacionais: Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido e Alemanha.

    A seleção nacional é composta por Nuno Vitorino, Camilo Abdula, Nuno Maltêz e pela Marta Paço, a competir em casa. A atleta, formada no SCV, promete dar o seu melhor e lutar pelo título europeu.

    “Os meus objetivos são apanhar as melhores ondas possíveis, mostrar o quanto evoluí desde o mundial e tentar chegar ao título europeu”, refere a atleta mais jovem da seleção portuguesa. Acrescentando que “para tentar alcançar estes objetivos, nos últimos tempos, intensifiquei e diversifiquei os treinos”.

    Considera ser excelente para Portugal organizar o 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado e deseja que a seleção nacional tenha bons resultados.

    A competição, a ter lugar na praia do Cabedelo, irá desenrolar-se no período da manhã, a partir das 8h30, de terça a sábado da próxima semana, com o domingo por dia extra, caso necessário.

    Paralelamente, de 21 a 24 de maio, irá realizar-se o International Adaptive Surf Congress, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana, entre as 16h00 e as 18h00. Trata-se de um evento aberto ao público em geral e que conta com uma forte participação de especialistas internacionais, desde representantes da International Surf Association (ISA), da International Blind Sports Association (IBSA), a representantes de outras entidades da Califórnia, do País Basco ou de Itália, nas áreas do surf, do surf adaptado e da sustentabilidade.

    Surf Performance & Paralympics“WillPower”Living a Life of PurposeAccessible, Tourism and Sustainability são as temáticas das quatro conferências que prometem colocar este evento no mapa mundial de debate do futuro do surf.

    A vertente inclusiva do EuroSurf Adaptive também contempla, durante o período de competição, a realização de sessões livres de surf adaptado para utentes de associações ou delegações locais, como a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo (APPACDM), a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e a Íris Inclusiva - Associação de Cegos e Amblíopes, e para alunos de escolas locais.

    No próximo sábado, dia 18, realiza-se um seminário sobre classificação, orientado por classificadores do International Paralympic Committee (IPC) e da IBSA, com assistência da ISA, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana. É destinado a pessoas que, de futuro, estarão certificadas para serem classificadores.

    A classificação dos atletas terá lugar já no próximo domingo, dia 19. Constituindo também a primeira com classificadores seniores do IPC e da IBSA.

    No mesmo dia 19, pelas 18h00, na Praça da República, irá acontecer o desfile das seleções e que incluirá também performances culturais. O SCV convida todos os vianenses a assistirem a este desfile e a apoiarem os atletas, em geral, e os atletas portugueses, em particular, com destaque para a vianense Marta Paço.

    O 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado tem organização do Surf Clube de Viana, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Campeonato Europeu de Surf Adaptado
  • Marta Paço
  • viana do castelo
  • Fonte
    Press Release
similar News
similar
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado