Homepage
- Nos últimos cinco meses, cinco cachalotes deram à costa mortos em praias italianas.
-
-
Um jovem cachalote de apenas 7 anos deu à costa numa praia da ilha da Sicília, na Itália. Ainda sem dentes, este jovem exemplar continha quilos de plástico no estômago, segundo avança a CNN esta segunda-feira. Deverá ter sido essa a razão da morte do animal.
O anúncio foi feito pela Greenpeace italiana na sua página de Facebook. A organização colocou várias fotos da carcaça do animal na praia e mostrou o plástico que foi recolhido do seu estômago. No sábado, dez peritos fizeram a autópsia da jovem fêmea de cachalote “que ainda nem tinha dentes” diretamente na praia.
“Como podem ver pelas fotos que estamos a partilhar, encontrámos muito plástico no estômago do cachalote”, disse Giorgia Monti, da Greenpeace. “Não sabemos se o animal morreu por causa do plástico, mas também não podemos simplesmente fingir que nada aconteceu”, continuou.
Carmelo Isgro, da Universidade de Messina, partilhou várias imagens (suscetíveis de impressionar os mais sensíveis) no Facebook, que mostram o procedimento. “São imagens fortes, mas quero que todos vejam e percebam o que estamos a fazer ao nosso mar e aos seus animais”, explicou.
“Muito provavelmente, o plástico criou um bloqueio que impediu a passagem de comida. Esta é muito provavelmente a causa de morte. Não encontrámos sinais que nos dessem qualquer outra razão para a morte”, explicou o perito da Universidade de Messina.
Giorgia Monti revelou ainda que, nos últimos cinco meses, cinco cachalotes deram à costa mortos em praias italianas. Em abril, uma fêmea de cachalote grávida foi encontrada na Sardenha com 22 quilos de plástico no estômago.
A Greenpeace de Itália está a cooperar com o Blue Dream Project para investigar, controlar e alertar para a poluição de plástico no oceano. Durante as próximas três semanas, as duas organizações vão controlar o nível de plástico na costa italiana. A expedição termina na Toscânia a 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
