Homepage
- Santarém a apresenta-se como a capital de distrito mais quente, podendo chegar mesmo a máximas de 38 graus.
-
-
O calor está de regresso a Portugal, com os termómetros a poderem subir até bem perto dos 40 graus durante o final da semana. Sexta-feira, sábado e domingo prometem ser dias bem quentes em vários pontos do país, com as previsões a apontarem para máximas de 39 graus em algumas localidades.
A partir de sexta-feira o calor já irá fazer-se sentir de forma bem acentuada, com Santarém a apresentar-se como a capital de distrito mais quente, podendo chegar mesmo a máximas de 38 graus. Os concelhos de Alcácer do Sal e Coruche serão aqueles onde o calor se irá fazer sentir de forma mais efetiva, sendo esperadas temperaturas máximas de 39 graus.
Mas o calor não se fica apenas pelo interior, pois em Lisboa são esperados 35 graus e em Coimbra 34 graus. Mais baixas vão ser as máximas em cidades como o Porto ou Faro, que se ficam pelos 29 graus. Segundo os especialistas, o calor intenso resulta da circulação de uma massa de ar quente a partir do Interior da Península Ibérica.
Mas a subida de temperatura acentua-se já no início da semana. Esta terça-feira os valores começam a subir, com Lisboa a chegar aos 28 graus de máxima. Santarém vai ter 32, Beja 34 e o Porto vai atingir os 26 graus. Na quarta-feira deverão registar-se subidas de sete graus nos termómetros. Lisboa é um destes locais, com os valores das máximas a chegarem aos 35.
Por causa deste calor, as autoridades já decretaram uma situação de alerta para risco máximo de incêndio até à próxima sexta-feira, dia 31. Foi acionado o Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Mais de 30 concelhos estão em risco nestes distritos
Esta onda de calor vai fazer com que sejam necessárias medidas de precaução. O índice para os raios ultravioleta apresenta valores elevados, pelo que se recomenda uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar durante a exposição solar. A Direção-Geral da Saúde recomenda ainda a ingestão de muita água e sumos de fruta, refeições ligeiras e a permanência em locais frescos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
