Homepage

  • Arranca amanhã 2ª edição da Regata de Portugal no Terminal de Cruzeiros de Lisboa
    29 maio 2019
    arrow
    arrow
  • Oito equipas em prova, 24 velejadores nacionais e internacionais a bordo dos trimarãs Diam 24 prometem trazer muita adrenalina ao Rio Tejo ao longo dos 4 dias de Regata de Portugal, que arranca amanhã no Terminal de Cruzeiros em Lisboa, e se prolonga até ao dia 2 de junho.
  • Em prova vão estar 8 equipas de diferentes países: Portugal (2), França, Suécia, Austrália e Holanda (2). No comando das equipas portuguesas vão estar Jorge Lima, velejador olímpico e o único português já qualificado para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020, e Helder Basilio.

    A equipa de França terá aos comandos Damien Iehl, vice-campeão no Tour de France à la Voile. O velejador Nicklas Dackhammar, que venceu a 1ª edição da Regata de Portugal, será o responsável pela equipa da Suécia. Da Austrália, virá Torvar Mirsky, atual campeão do World Match Racing Tour, e da Holanda Odile Van Aanholt, 4º lugar nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, e Tobias Tanis, que participou na última edição do Tour de France à la voile. A velejadora Sofia Toro, Campeã Olímpica Londres 2012, estará ao comando da equipa espanhola.

    Livecam em direto da Regata

    Os velejadores nacionais e internacionais vão competir diariamente em modo “Fleet Racing”, a partir das 17:00 e terminam ao pôr do sol. Os barcos partem ao mesmo tempo e o que chegar em primeiro lugar fica com um ponto, o segundo com dois e assim sucessivamente. O objetivo final é somar o menor número de pontos possível para subir o máximo na classificação geral.

    Esta edição os velejadores vão competir a bordo dos Diam 24, barcos icónicos da competição Tour de France à la Voile e considerados barcos tipo “Fórmula 1”, pois os trimarãs podem atingir velocidades de 45km/h em menos de 10 segundos.

    Cada equipa vai competir com as cores das marcas patrocinadoras do evento: Jorge Lima (Rádio Comercial), Helder Basilio (Diário de Noticias), Torvar Mirsky (Gelpeixe), Damien Lehl (Lusitania Seguros), Odile Van Aanholt (Sapo), Tobias Tanis (TVI), Nicklas Dackhammar (Makro) e Sofia Toro (Nacional).

    A 2ª edição da Regata de Portugal continua a contar com o direto envolvimento da Federação Portuguesa de Vela.

    Além dos barcos, no rio Tejo estará também um palco flutuante (Palco Tejo) com muita música e animação com o mote Todos a Bordo da Regata de Portugal. No palco estarão diariamente o velejador John Tavares e um convidado especial a comentar a prova das 17h às 21h. Ricardo Carriço, Isabel Silva, Fernando Alvim e Toy são os convidados especiais. Para assinalar o pôr do sol haverá o Ritual Sunset a cargo dos Djs da Rádio Comercial: Wilson Honrado, Nuno Luz, Rob Willow e Ana Isabel Arroja.

    A partir das 21 horas a festa passa para terra firme com os Santos Pa’Pulares a garantirem a animação no Palco Terra. Criado e produzido em parceria com a New Sheet, produtores do conteúdo Revenge of the 90’s, o programa prevê um Arraial com o Show Daqui para Fora e a atuação de um artista de música popular: Iran Costa e Dj Pegadinha, Ágata, Mónica Sintra e Churrasquinho com a Banda Deixa Rolar. Após as atuações seguem-se dj sets até às 2 da manhã.

    O recinto contará ainda com o restaurante Cais Tejo by Vitor Sobral que regressa à beira rio desta vez com uma carta inspirada nos Arraiais e Santos Populares. Estarão disponíveis 2 menus: o Menu Terra (com febras) e o Menu Mar (com sardinhas), além do chouriço e do caldo verde que são presença obrigatória em qualquer festa popular .

    No Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia, estará também a fragata Corte-Real da Marinha. O NRP Corte-Real é um navio escolta oceânico do tipo fragata, que se caracteriza por ser uma plataforma de média dimensão e tonelagem, dispondo de significativa polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego, boa auto-sustentação e cujo potencial combatente assume a plenitude quando integrado em forças navais.

    Até aos dias de hoje, a Fragata Corte-Real já realizou cerca de 35.250 horas de navegação, ou seja, cerca de 4 anos continuamente no mar, tendo percorrido 430.374 milhas náuticas, a que correspondem cerca de 20 voltas ao mundo. Vai ser possível conhecer o navio por dentro com visitas gratuitas das 17:00 às 21:00 nos dias 31 de maio e 1 de junho, e das 13:00 às 19:00 no dia 2 de junho.

    A Regata de Portugal é certificada pelo programa Clean Regattas da Sailors for the Sea Portugal, uma Associação sem fins lucrativos que pretende contribuir para a sustentabilidade dos oceanos e mares.

    Saiba mais em: www.regatadeportugal.pt e siga as redes sociais https://www.instagram.com/regataportugal/ e https://www.facebook.com/regatadeportugal/

Tags
  • Terminal de Cruzeiros de Lisboa
  • Regata de Portugal
  • Lisboa
  • Rio Tejo
pub
similar News
similar
outubro 30
Estação Salva-vida de Cascais prestou apoio a 5 surfistas
outubro 30
Aprovado projeto do Ericeira Surf Clube para comemorar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf
outubro 30
Temperaturas amenas e aumento da nebulosidade no fim de semana
outubro 30
Praia de Melides vai ter um novo passadiço
outubro 30
Mais de 375 kg de lixo recolhidos em ação de limpeza costeira em Sesimbra
outubro 30
Outubro está a acabar e pela primeira vez o Mar de Laptev ainda não congelou
outubro 29
Coral com 500 metros de altura foi descoberto na Grande Barreira
pub