Homepage
- Além de ter sido o primeiro português a vencer este reputado evento, Afonso foi apenas o segundo europeu a fazê-lo, depois de o italiano Leo Fioravanti também já o ter conseguido.
-
-
Afonso Antunes fez este sábado história, depois de vencer a final mundial do Rip Curl GromSearch, um evento que juntou os melhores surfistas Sub-16 de todo o Mundo nas ondas da Costa Rica. Esta foi a primeira vez que um surfista português conseguiu tal feito.
“Não tenho palavras para descrever o que estou a sentir. Estou na lua. Trabalhei no duro para conseguir isto. Adoro este evento, porque temos a oportunidade de fazer novos amigos. As ondas também estavam incríveis e adoro a Costa Rica. Gostava muito de cá voltar”, frisou Afonso Antunes, após o triunfo.
Depois de se ter qualificado através dos eventos europeus, Afonso foi o melhor jovem surfista entre os representantes de todos os continentes. O filho do ex-campeão nacional João Antunes superou com distinção os primeiros dias de prova para qualificar-se para os quartos-de-final. A partir daí não deu qualquer hipótese à concorrência.
No dia final Afonso começou por derrotar o local Aaron Ramírez por uma diferença de apenas 0,16 pontos. Na meia-final o jovem português teve de superar outro costarriquenho, neste caso Sam Reidy, mas, desta vez, com uma diferença bem folgada, após somar 15,64 pontos contra apenas 10,50 do adversário.
Na final Afonso Antunes, de 15 anos, teve pela frente o norte-americano Taro Watanabe e voltou a conseguir destacar-se, terminando a bateria decisiva com 14,03 pontos, enquanto o rival ficou pelos 10,83. Um desfecho que colocou a bandeira portuguesa no lugar mais alto do pódio.
Além de ter sido o primeiro português a vencer este reputado evento, Afonso foi apenas o segundo europeu a fazê-lo, depois de o italiano Leo Fioravanti também já o ter conseguido. Gabriel Medina, Owen Wright, Jordy Smith, Matt Wilkinson, Kanoa Igarashi, Kolohe Andino, Tyler Wright, Stephanie Gilmore, Brisa Hennessy, Caroline Marks e Sally Fitzgibbons são alguns dos nomes sonantes que venceram este evento na juventude.
Portugal também esteve representado na prova feminina, com a algarvia Concha Balsemão a cair na 2.ª ronda perante uma surfista local. O triunfo na prova feminina sorriu à jovem prodígio norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 13 anos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaRip Curl
-
FonteRedação
