Homepage
- A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES) vai reunir-se entre os dias 29 de abril e 4 de maio, em Paris.
-
-
De acordo com um relatório preliminar da ONU sobre biodiversidade, obtido pela agência AFP, até um milhão de espécies de animais e vegetais podem estar ameaçadas de extinção, muitas delas “nas próximas décadas”, devido à ação destrutiva que o homem está a ter sob a natureza.
A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES) vai reunir-se entre os dias 29 de abril e 4 de maio, em Paris, para fazer a primeira avaliação global dos ecossistemas em quase 15 anos. E o estado da biodiversidade deve ser tão preocupante quanto as previsões sobre a mudança climática.
O relatório de 1.800 páginas, no qual 150 especialistas de 50 países trabalham há três anos, será acompanhado por um resumo, a ser discutido linha por linha e adotado pelos 130 países membros do IPBES, seguindo o modelo dos relatórios do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas] sobre o clima.
De acordo com o resumo preliminar obtido pela AFP — o mais recente, datado de janeiro —, várias "evidências independentes apontam para uma aceleração iminente da taxa de extinção de espécies (...) mesmo que os fatores [desta extinção] não se tenham intensificado".
Dos oito milhões de espécies estimadas (incluindo 5,5 milhões de espécies de insetos) no planeta, "entre meio milhão e um milhão de espécies devem estar em risco de extinção, muitas delas nas próximas décadas", segundo o texto.
Estas projeções correspondem às advertências de muitos cientistas que acreditam que a Terra está no início da "sexta extinção em massa", a primeira atribuída aos humanos, que já fizeram desaparecer pelo menos 680 espécies de vertebrados em 500 anos.
O relatório também estima que três quartos da superfície terrestre, 40% do ambiente marinho e metade dos cursos de água foram "severamente alterados".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
