Homepage

  • Fotografia
    Máquina Voadora
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Salvador Villas Boas é um surfista veterano de 51 anos, piloto de aviões comerciais e apaixonado por ondas grandes.
  • A ação teve lugar no início de Fevereiro, numa das várias sessões de ondas gigantes registadas na Praia do Norte. As imagens agora divulgadas pelo vídeografo Pedro Miranda são no mínimo aterradoras, é mais uma sequência de video com “raw footage” do que poderá ser um dos momentos mais impressionantes da temporada e que envolve o surfista Salvador Villas Boas e o salvador de Jetski profissional, Ramon Laureano.

    Salvador arranca para uma das maiores ondas da sessão no primeiro pico da Praia do Norte, bem junto às rochas, uma onda rápida e difícil, onde acaba por cair depois de perder o equilíbrio num dos bumps. O wipeout é já de si bastante agressivo, com Salvador a embater contra a água em grande velocidade, para logo depois ser puxado novamente na “máquina de lavar”, ficando depois disso bastante tempo debaixo de água. 

    Ramon Laureano, que vem a seguir Salvador atrás da onda, sabe que aquela zona da Praia do Norte é mortífera, trata-se da zona de impacto do primeiro pico a escassos metros das rochas. Ramon sabe também que esta não é a última onda do set, pelo que se não resgatar Salvador à primeira, este irá ficar na pior posição possível. Apesar de uma janela temporal muito curta, Ramon arrisca um resgate à primeira, e por escassas frações de segundo consegue efetivamente tirar Salvador da pior posição imaginável na Praia do Norte. De seguida e em grande velocidade, tenta não ser apanhado pela onda que os persegue, mas eventualmente o jetski acaba engolido por uma monstruosa massa de água e vira-se. Apesar do alto dramatismo das imagens, a zona em que o jetski se virou é já muito próxima da areia e longe da zona de impacto, ambos conseguem chegar a terra sem problemas minutos depois, naquele que foi um dos resgates mais extremos vistos na Praia do Norte até hoje.

    Em conversa com o Beachcam, Pedro Miranda, responsável pelas imagens disse-nos “este foi talvez dos momentos mais incríveis que observei até hoje na Nazaré” (…) “o Ramon é dos pilotos mais experientes e com mais anos de salvamentos em Portugal, e devido a essa experiência conseguiu executar este regaste no limite e sair da zona de perigo numa das situações piores em que um salvamento se pode dar, isto foi tudo no meio de um set gigante, entre ondas e não havia margem para erros, foi um resgate nota 10, literalmente heroico!”

    Ramon Laureano, Luso-Brasileiro de 46 anos, é um piloto profissional de jetskis, com mais de 25 anos de experiencia em surf de ondas grandes, também responsável pela JetResgate Portugal, um projeto pioneiro de tow-in, resgate e formação em salvamento de ondas grandes. Ramon Laureano é também o pai de António “Tony” Laureano e que dispensa apresentações, sendo o mais jovem e promissor surfista de ondas grandes em Portugal, com apenas 17 anos.

    Salvador Villas Boas é um surfista veterano de 51 anos, piloto de aviões comerciais e apaixonado por ondas grandes, que tem estado cada vez mais ativo na Praia do Norte quando o mar está grande.

    Esta foi mais uma daquelas sequências que irão ficar decerto na memória esta temporada, juntamente com o famoso Resgate do Thiago Jacaré em Dezembro passado, o Wipeout do Russell Bierke em Novembro e o Resgate de Toby Cunningham também em Fevereiro.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Ramon Laureano
  • Nazaré
  • Praia do Norte
  • Máquina Voadora - Produções
  • Salvador Villas Boas
  • Fotografia
    Máquina Voadora
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
maio 26
Marta Paço e Nuno Vitorino Campeões Europeus
maio 24
Rip Curl Fantasy Surfer - Marcos Charana é o vencedor do Porto Pro
maio 24
Concurso fotográfico Olhos sobre o Mar 2019
maio 24
Espetáculo de surf ao mais alto nível no EuroSurf Adaptive 2019
maio 24
Sunny Garcia está a dar sinais de recuperação
maio 23
Praia dos Coxos com uso limitado na época balnear