Homepage

  • Chega ao fim Circuito Regional da Grande Lisboa
    08 abril 2019
    arrow
    arrow
  • Martim Paulino e Francisco Ordonhas sagram-se campeões
  • A 5ª e última etapa do circuito decorreu com ondas de 1m a 1,5m na praia do Marcelino, Costa de Caparica.

    Paulino levou para casa os títulos de Sub-16 e Sub-18, alcançando um dos objectivos que se propôs realizar este ano, enquanto Francisco Ordonhas sagrou-se campeão em Sub-14. O mar grande e vento forte verificados no sábado deram lugar a condições mais acessíveis no domingo. As ondas com potencial, principalmente direitas, proporcionaram aos atletas realizarem boas manobras. A prova foi organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) que, apesar das condições climatéricas exigentes e do estado do mar tudo fez para proporcionar as melhores condições aos atletas.

    Em Sub-18, com a eliminação dos adversários directos Vasco Cordeiro e Martim Nunes antes da final, Martim Paulino ficou com a vida facilitada para alcançar o título. Mas Martim Ferreira, Afonso Candeias e José Champallimaud ainda poderiam ter uma palavra a dizer. No entanto, a meio da derradeira bateria do campeonato, Paulino abriu o lábio após uma queda contra a prancha e surfou algo limitado mas sem comprometer o seu surf. O surfista da Costa de Caparica e Champallimaud começaram fortes a impor o seu surf com vantagem para o primeiro. Mas o segundo, com a onda que viria a ser o seu back up (5.40 pontos), assumiu a liderança e venceu a final deixando Paulino em 2º lugar, Martim Ferreira em 3º e Afonso Candeias em 4º.

    Na final de Sub-16 a discussão do título estava entre Martim Paulino e Daniel Nóbrega uma vez que Martim Nunes havia sido eliminado nas meias-finais numa bateria muito renhida.
    Martim Ferreira começou forte com uma onda de 6 pontos onde finalizou com uma manobra crítica na junção. O surfista da Caparica esteve a liderar a bateria até quase ao final mas a última onda de Martim Paulino que valeu 5.70 virou o resultado colocando-o na primeira posição, dando-lhe a vitória na prova e alcançando o título da categoria. Lourenço Sousa terminou em 3º e Daniel Nóbrega em 4º.
    “Este era um dos meus objectivos desde o início do ano”, salientou Martim Paulino. “Comecei mal a final de Sub-16. Estava em 4º lugar até aos últimos seis minutos mas consegui virar nos últimos segundos e fiquei muito feliz. Na final de Sub-18 entrei melhor mas não consegui fazer as notas suficientes para alcançar a vitória. Foi um bom campeonato com condições que podiam ter estado melhores mas ainda tivemos algumas boas ondas. Vou lutar pelo título de campeão nacional, participar nos Pro Juniores e alguns QS mas nesta idade o que importa mais é evoluir”, referiu.

    Em Sub-14, ao chegar à final, Francisco Ordonhas já era campeão por antecipação.
    Francisco Mittermayer e Tiago Faria dominaram a primeira metade da bateria fruto de uma conjugação de bons snaps e carves com finalizações fortes. Faria esteve muito activo e defendeu-se bem dos ataques dos adversários realizando uma onda de 6.5 nos últimos cinco minutos. Quando tudo apontava para a sua vitória, Francisco Ordonhas reagiu a tempo e a sua última de 7 pontos virou o resultado alcançando a vitória e celebrando o título com chave d’ouro. Tiago Faria terminou em 2º lugar, João Roque Pinho em 3º e Francisco Mittermayer em 4º.
    “Estou muito contente com a vitória mas agora vou focar-me para a Finalíssima”, assumiu Francisco Ordonhas. “As condições estavam complicadas mas estava igual para todos. Esperei por uma onda boa e quando ela veio, aproveitei. E ganhei. Agora é treinar mais para os próximos campeonatos”, finalizou.

    “Apesar das condições adversas decidimos não adiar o campeonato e assistimos a bom nível de surf”, começou por dizer o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Quem quer ser surfista profissional tem que se habituar a competir em ondas difíceis com o objectivo de um dia chegar ao circuito mundial de surf. Agradecemos aos nossos patrocinadores Almada Forum, Native Açaí e World Surf Store que deram bons prémios aos atletas. Pensamos que esta fórmula dos circuitos regionais tem de ser revista pela Federação Portuguesa de Surf juntamente com os clubes de modo a que o circuito e os clubes não percam as suas identidades. Vamos solicitar o regresso do Circuito Nacional de Esperanças com várias etapas e todos devem estar em sintonia para termos uma competição cada vez melhor e mais justa”, concluiu.

    Resultados finais:

    Sub-18
    1º José Champallimaud – 11.05 pontos
    2º Martim Paulino – 11.00
    3º Martim Ferreira – 9.70
    4º Afonso Candeias – 8.00

    Sub-16
    1º Martim Paulino - 11.50 pontos
    2º Martim Ferreira – 9.75
    3º Lourenço Sousa – 9.20
    4º Daniel Nóbrega – 8.70

    Sub-14
    1º Francisco Ordonhas – 12.20 pontos
    2º Tiago Faria – 12.00
    3º João Roque Pinho – 9.50
    4º Francisco Mittermayer - 8.10

    Ranking final do Circuito Regional da Grande Lisboa com os surfistas apurados para Finalíssima do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2019:

    Sub-18
    1º Martim Paulino
    2º Vasco Cordeiro
    3º Martim Ferreira
    4º Afonso Candeias
    5º Martim Nunes
    6º Daniel Nóbrega
    7º Pedro Coutinho
    7º José Champallimaud

    Sub-18 Feminino
    1º Gabriela Dinis
    2º Matilde Passsarinho
    3º Camila Cardoso
    4º Beatriz Carvalho

    Sub-16
    1º Martim Paulino
    2º Daniel Nóbrega
    3º Martim Nunes
    4º Lourenço Sousa
    5º Martim Ferreira
    6º Francisco Mittermayer
    7º Eduardo Galindo
    8º Miguel Castro
    9º Miguel Kilford
    10º Lourenço Melo Gomes

    Sub-16 Feminino
    1º Gabriela Dinis
    2º Benedita Teixeira
    3º Beatriz Carvalho

    Sub-14
    1º Francisco Ordonhas
    2º Tiago Faria
    3º Francisco Mittermayer
    4º João Roque Pinho
    5º Oliver Clinton
    6º Guilherme Costa
    7º Miguel Lages
    8º Manuel Cordeiro
    9º Nuno Bastos Lopes
    10º Miguel Rosa
    10º Lourenço Silva
    12 Diogo Horta

    Sub-12
    1º Tiago Guerra
    2º Salvador Vala
    3º Joaquim Trindade
    4º Frederico Ordonhas
    5º Ricardo Teixeira
    6º Jaime Veselko


    5ª Etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
    Sub-14 / Sub-16 / Sub-18

    Organização
    Associação de Surf da costa Caparica

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Circuito Regional da Grande Lisboa
  • Praia do Marcelino
  • Martim Paulino
  • Francisco Ordonhas
  • Sub-14 / Sub-16 / Sub-18
  • Fonte
    Comunicado de imprensa
pub
similar News
similar
abril 18
Atlantic Coast Surf School está a recrutar
abril 18
Há 10 vezes mais plástico no Atlântico Norte do que havia em 2000
abril 18
Portugal é o terceiro país mais verde do Mundo
abril 17
Estreia do surf nos Jogos Olímpicos já tem data marcada!
abril 16
Triunfo de Tiger Woods serve de inspiração a Slater
abril 16
Marca minhota transforma lixo das praias em calçado