Homepage

  • SCV empenhado numa organização do “EuroSurf Adaptive 2019” de referência
    24 abril 2019
    arrow
    arrow
  • “Este campeonato poderá ser decisivo para a modalidade vir a ser paralímpica”
  • Estamos em contagem decrescente para o 1º Campeonato da Europa de Surf Adaptado, que terá lugar de 20 a 26 de maio próximo, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, e que vai contar com classificadores seniores do International Paralympic Committee (IPC) e da International Blind Sports Association (IBSA).

    Constituindo, assim, o primeiro evento oficial europeu para seleções de surf adaptado com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), do IPC, da IBSA e da International Surfing Association (ISA).

    Entre as seleções confirmadas, estão a da França, a da Alemanha, a de Portugal, a da Itália e a de Espanha, sendo que os elementos destas últimas três ficarão alojadas no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana (CAR Surf).

    Do programa, destaque para a competição, que vai desenrolar-se entre 21 e 25 de maio, na praia do Cabedelo, e para um seminário sobre classificação, orientado por classificadores do IPC, da IBSA e com assistência da ISA, a ter lugar no dia 18 de maio, no CAR Surf.

    O principal objetivo deste seminário é sensibilizar, sobretudo os seus participantes, para o caminho que deverá seguir tanto o surf adaptado como os classificadores. Destinado principalmente a médicos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, tem como um dos seus requisitos de participação a realização de um curso de iniciação ao desporto na Academia Online do IPC.

    Para José Manuel Lourenço, Presidente do CPP, “a organização deste campeonato, com bons critérios de classificação e com atletas de qualidade, poderá ser um contributo muito positivo e decisivo para a modalidade vir a ser paralímpica”. Acrescentando, “quanto mais participantes houver, maior também a possibilidade de alcançar este objetivo”.

    Deseja, por isso, à organização e aos atletas “muita sorte”, pois acredita que “empenho, de certo, o têm”, “boas ondas e muita participação”.

    O CAR Surf será a principal infraestrutura de apoio ao “EuroSurf Adaptive 2019”. Além de fornecer alojamento, será palco do seminário e de todas as outras ações de suporte ao campeonato, como assistência médica e avaliação.

    A praia do Cabedelo, o CAR Surf e Viana do Castelo, pelo seu histórico recente, têm demonstrado terem excelentes condições para acolherem e potenciarem a evolução do surf adaptado.

    Este campeonato tem organização do Surf Clube de Viana, em parceria com a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Paralímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

    Boas Ondas! Melhor Surf!

Tags
  • EuroSurf Adaptive 2019
  • Surf Clube de Viana
  • 1º Campeonato da Europa de Surf Adaptado
  • International Blind Sports Association
  • International Paralympic Committee
  • Fonte
    Comunicado de Imprensa
similar News
similar
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa