Homepage
- Frederico Morais e Vasco Ribeiro encabeçam participação portuguesa
-
-
Santa Cruz, Torres Vedras (05.04.2019) – Frederico Morais, Ethan Ewing, Alex Ribeiro, Aritz Aranburu, Nat Young, entre outros. É um elenco de topo que vai estar em ação no Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House, evento de 3000 pontos do circuito mundial de qualificação (QS) da World Surf League (WSL), que começa na próxima segunda-feira, dia 8 de Abril, na praia do Mirante em Santa Cruz, Torres Vedras.
“A realização do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House tem um papel fundamental para que Santa Cruz continue a traçar o seu caminho. Trata-se de consolidar esta localidade e as suas ondas como um destino de qualidade para a prática de desportos de ondas, com destaque para o surf, assumindo-se como uma referência nacional e internacional” explicou Carlos Manuel Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Com esta prova inicia-se um ciclo de eventos, comummente designado por perna portuguesa do circuito de qualificação da WSL, especialmente importante para os surfistas da região e todos aqueles que almejam chegar à elite mundial.
“Santa Cruz é uma das provas que mais gosto nós da organizar. O envolvimento local e forma como tem desenvolvido as suas infraestruturas, nomeadamente o trabalho do Noah Surf House, é o reflexo disto mesmo. Mas, quero ainda salientar a importância destas duas provas seguidas de 3000 pontos em Portugal. Ter duas provas seguidas em locais muito próximos, que acabam também por potenciar a costa portuguesa, facilita muito a vida dos surfistas nacionais e restante. Entre tempo fora da competição, em menos de 1 hora, surfistas vindos de toda a parte do mundo podem conhecer as ondas portuguesas” explicou Francisco Spínola, General Manager da World Surf League nas zonas EMEA.
Vasco Ribeiro, atualmente o melhor português no ranking do QS, vai estrear-se em competição na ronda 4 (de 64 surfistas), conhecendo já um dos seus adversários, o sul-africano Slade Prestwich. O campeão mundial de 2014 não esconde a importância deste evento para o seu ano e quais os seus objetivos para a temporada.
“Este ano, o meu objetivo é a qualificação para o Championship Tour. Vamos ter campeonatos adicionais na Europa, o que é ótimo pois dá-nos mais oportunidades de fazermos pontos em Portugal. Santa Cruz, a seguir à Praia da Poça, é o meu sítio preferido para surfar, com dos melhores beachbreaks do mundo, grande consistência e ondas boas quase todos os dias. Nunca consegui ter uma grande prestação, mas espero conseguir este ano”.
O elenco português é ainda composto por Frederico Morais, Tomás Fernandes, Miguel Blanco, Diogo Martins, Henrique Pyrrait, Pedro Henrique, Jácome Correia, Eduardo Fernandes, Nic Von Rupp, Luís Perloiro, Pedro Coelho, Ruben Gonzalez, Francisco Carrasco, Francisco Almeida, Frederico Magalhães e Gonçalo Vieira. Guilherme Fonseca é um dos wildcards do evento.
“Este ano vou viajar mais para evoluir tecnicamente para conseguir chegar ao topo. Tenho de treinar muito: já estive 3 meses no Havai e agora vou para a Indonésia. Vai ser um ano de treino mas também com alguns QS, para fazer pontos” projeta o surfista.
O Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House foi apresentado esta sexta-feira, dia 5 de Abril, em Santa Cruz, Torres Vedras. A chamada para o início da competição está marcada para as 7:30, na praia do mirante, n a próxima segunda-feira.
Fotografias: Pedro Mestre
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
