Homepage

  • Alterações climáticas vão mudar cor do oceano
    09 abril 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As cores azuis e verdes serão mais intensas na superfície do oceano, indica o estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
  • As alterações climáticas estão cada vez mais na ordem do dia e, além das ameaças que podem trazer ao planeta, também poderão ter impacto, por exemplo, na cor dos oceanos. Isto porque estão a provocar mudanças significativas no fitoplâncton (microorganismos vegetais), fazendo com que, segundo um estudo publicado esta segunda-feira, a cor do oceano vá mudar no futuro.

    As cores azuis e verdes serão mais intensas na superfície do oceano, indica o estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), segundo o qual os satélites deverão detetar essas mudanças de tonalidade, alertando para transformações em larga escala nos ecossistemas marinhos.

    Num artigo publicado na revista Nature Communications, os investigadores explicam que desenvolveram um modelo global que simula o crescimento e a interação das diferentes espécies de fitoplâncton, e como a mistura de espécies em vários locais vai mudar à medida que as temperaturas aumentam.

    Os responsáveis também simularam a forma como o fitoplâncton, constituído por algas microscópicas, absorve e reflete a luz, e como a cor do oceano muda à medida que o aquecimento global afeta a composição das comunidades de algas, que constituem a base da cadeia alimentar.

    Os investigadores fizeram projeções do modelo até ao fim do século XXI e descobriram que, em 2100, mais de metade do oceano mudará de cor devido às alterações climáticas. As regiões mais azuis, como os subtrópicos, vão ficar ainda mais azuis, sinal de menor quantidade de fitoplâncton (e vida em geral). Regiões mais verdes, como as que estão próximo dos polos, podem ficar ainda mais verdes, em resultado de um aumento da massa vegetal microscópica.

    No entanto, a cor do oceano dependerá de como a luz do Sol interagir com o que está na água. As moléculas da água absorvem quase toda a luz do Sol exceto a parte azul do espectro, que é refletida de volta. Por isso, regiões do oceano relativamente áridas aparecem, vistas do espaço, com azuis mais profundos.

    No caso de haver organismos na água, eles podem absorver e refletir diferentes comprimentos de luz. O fitoplâncton contém clorofila, um pigmento que absorve especialmente a parte azul da luz do Sol para produzir carbono para a fotossíntese. Como absorve menos luz verde, essa luz é refletida, dando às regiões ricas em algas um tom esverdeado.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • fitoplâncton
  • oceano
  • cor
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 04
Francisco Cruz no pódio do Euromasters 2023
dezembro 04
Boas ondas na visita da Matosinhos Surf School Cup 2023 à Praia do Aterro
dezembro 04
Calili sagra-se campeão nacional de SUP Wave
dezembro 04
Gustavo Ribeiro alcança 3º lugar na final da SLS Super Crown
dezembro 04
Recolhidos 480 kg de resíduos em ação de limpeza da Praia da Vieira
dezembro 03
Piscina de ondas artificiais Wavegarden vai ser construída em Óbidos
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18