Homepage
- Animal transportava arnês no dorso onde podia ler-se uma etiqueta que dizia “equipamento de São Petersburgo”.
-
-
Uma baleia branca, ou beluga, foi encontrada na Noruega, por um grupo de pescadores, e virou notícia a nível mundial, uma vez que transportava no dorso um arnês. Ora, isso foi o suficiente para os noruegueses desconfiarem de que a baleia está a ser utilizada para espionagem por parte da… Rússia.
O animal foi encontrado em alto mar e com ele levava um arnês onde seria possível colocar uma câmara de captura de imagens ou uma arma. No equipamento em causa podia ler-se uma etiqueta que dizia “equipamento de São Petersburgo”. Especialistas noruegueses referem mesmo que o animal pode ter sido treinado pelos russos para espionagem.
Segundo os pescadores, em entrevista à televisão pública norueguesa e citados pelo jornal “The Guardian”, o animal aproximou-se do barco com um comportamento invulgar, a tentar puxar as cordas do navio. Como o animal parecia amigável, os pescadores conseguiram facilmente tirar-lhe o arnês, reparando depois na frase que originou a desconfiança norueguesa.
“Se esta baleia vem da Rússia — e há fortes razões para acreditar que sim — então não foram os cientistas russos que fizeram isto, mas sim as forças navais russas”, disse um investigador norueguês à NRK.
O uso de baleias para espionagem não é algo invulgar no reino animal, uma vez que nos anos 80, conforme lembra o “The Guardian”, a União Soviética treinou golfinhos para que estes conseguissem detetar armas submersas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
