Homepage
- Apesar de a proposta ainda não ter tido luz verde por parte do governo local, a ideia passa por fechar a ilha de Komodo temporariamente a partir de janeiro de 2020.
-
-
Se era daquelas pessoas que tinha o sonho de poder ver ao vivo e no seu habitat natural os famosos dragões de Komodo, vai ter de esperar mais uns anos. Isto porque a Indonésia pretender fechar temporariamente esta ilha de forma a proteger estes a animais, que se encontram ameaçados face ao cada vez maior volume turístico da ilha.
Apesar de a proposta ainda não ter tido luz verde por parte do governo local, a ideia passa por fechar a ilha de Komodo temporariamente a partir de janeiro de 2020. A notícia foi avançada por uma agência de turismo local. No entanto, esta medida não será aplicada às ilhas vizinhas, no leste da Indonésia, onde também é possível encontrar os referidos dragões.
“Já existe um turismo de massa na ilha de Komodo e é realmente perturbador. Quando há muitos turistas em áreas sensíveis como o Parque Nacional de Komodo, os dragões podem sofrer”, explicou à agência France Presse Marius Ardu Jelamu, que dirige a agência de turismo local, sobre aquele que é o maior lagarto carnívoro do mundo.
Cerca de 10.000 turistas visitam o grupo de ilhas do Parque Nacional de Komodo todos os meses, o único local onde os dragões podem ser vistos no seu habitat natural. A ilha de Komodo abriga cerca de 2.300 dragões, que podem ter até três metros de comprimento. Os adultos pesam entre 70 e 90 quilos.
O período de encerramento irá servir para os especialistas encorajarem o crescimento de plantas endémicas e aumentar a população de veados e porcos selvagens, que são presas dos dragões. Além da restrição da cota de turismo, os dragões também serão monitorizar de perto para evitar o tráfico.
Este é um animal bastante procurado e que gera sempre inúmero interesse. Por isso mesmo, segundo números avançados pela agência Lusa, cinco traficantes foram presos na semana passada com cinco dragões de Komodo e dezenas de outros animais selvagens que tentavam vender no Facebook.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
