Homepage

  • Iceberg gigante está quase a separar-se da Antártida
    10 abril 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O futuro iceberg é conhecido como Brunt Ice Shelf e vai ter uma dimensão de 1500 quilómetros quadrados e uma espessura que pode variar entre os 150 e os 250 metros.
  • Tem duas vezes a área de Nova Iorque e está prestes a separar-se da Antártida. Segundo estimam os cientistas, dentro de 2 meses deverá existir um novo iceberg gigante na região, uma vez que este enorme iceberg em construção já entrou na “fase final” do processo de separação do continente do gelo.

    O futuro iceberg é conhecido como Brunt Ice Shelf e vai ter uma dimensão de 1500 quilómetros quadrados e uma espessura que pode variar entre os 150 e os 250 metros. Há já vários anos que o fenómeno é do conhecimento dos cientistas, estando a ser monitorizado pelos mesmos.

    A primeira fissura surgiu há 35 anos e, em 2012, voltou a dar sinais de movimento. Desde então, tem aumentado continuamente. Há três anos, apareceu outra. Quando ambas se encontrarem em determinado ponto, o mais provável é que a separação aconteça. E, segundo os especialistas, pode se ruma questão de dias ou meses.

    No entanto, os cientistas rejeitam que este fenómeno possa estar estritamente ligado às alterações climáticas. “O que muitas pessoas não percebem é que este é um processo natural que acontece várias vezes”, apontou o cientista Hilmar Gudmundsson, citado pela revista “New Atlas”.

    “Reconhecemos que o impacto das alterações climáticas é um problema bastante grave e com consequências em todo o mundo, sobretudo na Antártida. No entanto, não há qualquer indicação nas nossas investigações de que este acontecimento em particular esteja relacionado de alguma forma com as alterações climáticas”, frisou Gudmundsson.

    Apesar da dimensão deste futuro iceberg a eventual separação não traz qualquer tipo de alarme. Segundo os investigadores, não é expectável que este acontecimento provoque a subida do nível das águas, uma vez que o bloco gigante de gelo já flutua no oceano e, devido ao peso, já afasta a mesma quantidade de água do que aquela que irá acrescentar ao mar quando começar a derreter.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • iceberg
  • Antártida
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 29
Portugal regista primeira eliminação no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior 2023
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 29
Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 km2 em termos homólogos