• Descoberto fóssil de “monstro” marinho com 400 milhões de anos
    22 abril 2019
  • Derek Briggs, paleontólogo de Yale e co-autor do estudo, acrescenta que a análise "sugere que estas criaturas divergiram da linha que levou aos pepinos do mar modernos".
  • Chamara-lhe Sollasina cthulhu em homenagem a uma das criaturas fantásticas das histórias de terror de H. P. Lovecraft. Na passada quarta-feira foram descobertos os restos fossilizados de um parente antigo do pepino do mar. Um achado que impressionou os investigadores. O fóssil desta criatura “monstruosa”, apesar de ter apenas 3 centímetros, apresenta 45 tentáculos.

A descoberta revelada num estudo publicado no Proceedings of the Royal Society B. Os cientistas sublinham, no entanto, que com os muitos "pés tubulares" estendidos em todas as direções, parado no fundo do mar, a criatura pareceria muito maior. E mesmo com um tamanho tão reduzido, não deixa de inspirar "pesadelos".

“O Sollasina pertence a um grupo extinto chamado opiocistioides", informa, em comunicado, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford. Derek Briggs, paleontólogo de Yale e co-autor do estudo, acrescenta que a análise "sugere que estas criaturas divergiram da linha que levou aos pepinos do mar modernos".

Os tentáculos, que, por sua vez, tinham uma espécie de armadura, eram usados para apanhar alimento, "andar" e afastar predadores. O comunicado explica ainda que a reconstrução 3D do Sollasina mostra tecidos moles nunca antes vistos em fósseis deste género.

Fonte: Visão