Homepage
- A presidente da organização ecológica Sea Shepherd acredita que o número de animais mortos naquelas circunstâncias possa situar-se entre 6.500 e 10.000 por ano.
-
-
O número é cada vez maior e está a bater recordes. Nas últimas semanas não param de aparecer golfinhos mortos na Costa Atlântica francesa. As organizações defensoras dos animais garantem que são aos milhares e surgem com as barbatanas cortadas. Por isso mesmo, culpam a indústria da pesca pelo sucedido.
Segundo o jornal inglês “The Guardian”, as estimativas indicam que desde janeiro de 2019 terão aparecido 1.100 golfinhos naquelas condições, mas há quem aponte para uma quantidade muito superior, equivalente a dez vezes esse número. Perante a dimensão do fenómeno, há já quem alerte para o risco de extinção destes cetáceos na região.
A prática da pesca de arrastão no alto mar será a grande causadora desta chacina. De acordo com as autópsias efetuadas, estes animais sofrem graves lesões ao tentarem libertar-se das redes em que são apanhados e os próprios membros das tripulações dos barcos de pesca serão os causadores de muitos dos ferimentos ao tentarem desenredar os cetáceos.
A presidente da organização ecológica Sea Shepherd, Lamya Essemlali, acredita que o número de animais mortos naquelas circunstâncias possa situar-se entre 6.500 e 10.000 por ano. Isto porque os golfinhos precisam de ascender à superfície do mar para conseguirem respirar e ao ficarem presos numa rede de pesca o risco de morte por asfixia é elevado.
As organizações ambientalistas estão a apelar ao Governo francês para que reforce a vigilância dos barcos que fazem a pesca de arrastão, mas queixam-se de que os alertas não têm servido de nada, até porque muitos dos barcos de pesca estão a ignorar os protocolos de proteção dos animais.
Este é um cenário que também começa a acontecer em Portugal, embora numa escala menor. No entanto, são já várias as praias ao longo da nossa costa onde surgiram golfinhos mortos e mutilados, com especial incidência para a zona de Santa Cruz.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
