Homepage
- Desde de dezembro do ano passado já foram encontrados mais de 700 golfinhos mortos pela costa francesa.
-
-
É cada vez mais habitual golfinhos darem à costa já sem vida, muitos com as barbatanas cortas, naquilo que algumas organizações acreditam ser culpa da indústria da pesca. Contudo, recentemente a organização Sea Shepherd fez uma descoberta ainda mais macabra, quando deu de caras com um amontoado de carcaças de golfinhos na Costa Atlântica francesa.
Esta descoberta chocante aconteceu em Les Sables d'Olonne, onde dezenas de golfinhos mortos estavam amontoados. Segundo dados de cientistas, apenas 20 por cento dos golfinhos mortos no mar acabam por dar à costa, o que faz soar o alarme, uma vez que desde de dezembro do ano passado já foram encontrados mais de 700 golfinhos mortos pela costa francesa.
Segunda a Sea Shepherd a solução para este problema poderia passar pela utilização de câmaras de vigilância nos barcos de pesca, de forma a controlar todas as ações que possam constituir uma ilegalidade. Contudo, esse é um cenário rejeitado pelos pescadores. “Como podemos explicar o facto de as organizações de pesca terem tanto poder e impunidade neste país”, questionou Lamya Essemlali, presidente da Sea Shepherd France.
Do lado dos pescadores surge o argumento que este ano todos os barcos já possuem equipamentos de som que ajudam a repelir a proximidade dos golfinhos. Contudo, a Sea Shepherd garante ter provas de que isso é mentira. “Anos de encontros e discussão com a indústria pesqueira que nos guiaram a esta situação catastrófica. O tempo para discutir acabou, agora é tempo de agir”, referiu a organização.
A França é signatária das convenções de proteção dos cetáceos e está empenhada em implementar medidas concretas para minimizar as capturas. No entanto, os cientistas estão preocupados porque os golfinhos são uma espécie sensível que demoram a reproduzir.
Por Portugal os relatos de golfinhos encontrados mortos e com a barbatana cortada intensificaram-se na ultima semana, com dois golfinhos encontrados desta forma em Santa Cruz.
Recebemos relatos de golfinhos encontrados nestas mesmas condições no Magoito e na Nazaré, como se pode comprovar nos posts abaixo:
Em janeiro deste ano o mesmo já tinha acontecido, quando um golfinho deu à costa no mesmo estado na praia de Santa Rita, também em Santa Cruz. Uma verdadeira barbaridade que começa a ganhar contornos cada vez maiores e que urge em ser denunciada e travada!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
