Homepage
- Momento mágico foi captado e relatado pelo mergulhador Humberto Caldas em primeira mão ao Beachcam!
-
-
No sábado passado, a Anthia Diving Center voltou a avistar o segundo maior peixe do Mundo no Mar de Sesimbra.
Pela quarta fez consecutiva o centro de mergulho voltou a ter um encontro inesperado com este enorme Tubarão.
O Tubarão -Frade, conhecido pelo seu majestoso tamanho, embora pareça um animal assustador, este Tubarão é completamente inofensivo para os seres Humanos, à semelhança do Tubarão Baleia esta espécie alimenta-se, essencialmente de Plancton.
Estivemos à conversa com Humberto Caldas autor deste fabuloso vídeo, que nos contou em primeira mão como foi este momento mágico e aproveitou para nos instruir um pouco mais sobre este espécime:
"É por momentos como este que entro na água vezes sem contra, há dias em que pensas não levar a camara porque não será um dia perfeito, este foi um deles. Espero que as próximas gerações possam continuar a desfrutar destas espécies cada vez mais raras e ameaçadas
Depois de avistarmos este magnifico exemplar, avisamos as outras embarcações que passavam junto a nós de forma a que todos pudessem desfrutar desta experiência tão rara.
Maximus conhecido por Tubarão-Frade, é um tubarão pelágico , mais comum nas águas costeiras ricas em plâncton, com uma distribuição centrada nas águas temperadas de ambos os hemisférios, embora esteja sazonalmente presente em águas das plataformas continentais desde as regiões boreais até às regiões subtropicais de águas temperadas. A espécie prefere águas com temperaturas entre 8 °C e 14,5 °C, mas estudos recentes confirmam que a espécie cruza a região equatorial, atravessando águas bem mais quentes.
A espécie é considerada migratória, deslocando-se em latitude em função das concentrações sazonais de organismos planctónicos, acredita-se que inverne nas águas oceânicas profundas das regiões subtropicais. Foi assinalado nas águas costeiras das regiões temperadas de todo o mundo, em geral perto da superfície. No verão, são comuns os avistamentos nos mares do norte da Europa e de Inverno nas águas atlânticas mais a sul (costas atlânticas Ibérica e Norte-Africana).
A espécie é frequentemente encontrada junto à costa, por vezes em baías e outras águas abrigadas e ricas em plâncton.”
Sem dúvida um momento inesquecível que tão cedo ninguém esquecerá, é mesmo caso para dizer #GotToLovePortugal !
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
