Homepage

  • Ilha Deserta, da poluição extrema a praia de sonho!
    10 março 2019
    arrow
    arrow
  • Se um cidadão motivado conseguiu este feito, como seria se todos ajudassemos um pouco?
  • João Diniz expôs nas redes sociais o estado em que ficou a Ilha Deserta (Cabanas de Tavira) após a libertação de dragados do Rio Gilão em frente à costa da ilha. Devido a este facto, João o mestre Xu e alguns amigos decidiram fazer uma limpeza na praia e recolheram uma quantidade obscena de lixo. Milhares de objetos, plásticos e outros detritos deram à costa provocando um amontoado de lixo nos areais outrora brancos e limpos desta Ilha.

    O defensor da praia explicou-nos a origem de todo este lixo:

    “Basicamente começaram a dragar no rio mesmo na cidade. E apareceu uma foto no face onde diziam que iam fazer as descargas. Achamos estranho tão perto da costa mas diziam também que foi a apa que mandou ali descarregar uma vez que tinham mandado uma empresa analizar e consideraram que eram sedimentos C1 ou seja, areia branca que pode inclusivamente ser despejada em dunas.
    As fotos do lodo nas margens não tardaram em aparecer, mas todos diziam que o lodo ia desaparecer, o problema era que todos sabíamos o que no rio se encontrava era só lixo que o povo foi jogando, não tinha era ideia que era assim tanto e no primeiro levante apareceram logo detritos que se viam perfeitamente ser das descargas, logo aí enviei email à APA que me responderam dizendo que a situação era normal e que iriam reencaminhar o email para a Docapesca.

    Mais tarde apareceram fotos da draga enquanto trabalhava na cidade e viu-se perfeitamente o que ali havia, eles passaram a ter um contentor ao lado para filtrar a mais grossa, mas as descargas continuaram, voltei a enviar email com essas fotos e já não recebi resposta.

    Um dia que o mar estava calmo e a água turquesa, linda, e sem vento sai com o barco e fui à zona de descarga, fácilmente a encontrei pois no meio do fundo de areia no mar turquesa encontrei a mancha negra e escura onde de imediato se destacavam plásticos de todas as cores e outros lixos de cor, isto à 3/4 metros de fundura, agora depois de uma semana de levante, enquanto suframos houve días que ao terminar a onda perto da areia os pés mal tocavam na areia por causa do lixo que havia na rebentação, tivemos medo até por causa de restos de cabos e redes, para não falar dos paus das dunas que o mar leva todos os dias e que por ali andam flutuando.


    Na semana passada fiz uma limpeza, numa extensão de maior concentração, foram 3 horas a puxar todo o tipo de porcaria, mas basicamente uma vez que todos os anos limpo essa praia notei a diferença do lixo, não é lixo do mar, é lixo da cidade e de pescadores tudo da zona de dragagens com restos de lodo. Eu o mestre Xu já no ano passado limpamos depois do inverno e este ano limpamos em separado cada vez que lá vamos.

    Actualmente, este é o estado actual da ilha deserta, agora posso revelar que desde que os primeiros lixos apareceram ali mantive um contacto com o Sr. Eng Fernandes da Tavira Verde, com quem mantenho uma boa relação de cooperação desde o ano passado aquando também da limpeza que ali realizo todos os anos junto com o Mestre Xu.

    Eele sim nunca me falhou, sempre disposto a ajudar, forneceu os sacos,mandou recolher sempre que lhe dizia que lá estava lixo e em especial neste caso estávamos coordenados para efectuar a recolha e também se possível o resto da limpeza, mas o profissionalismo e coração desde Sr é grande e actualmente a nossa praia voltou ao paraíso que era, melhor ainda pq os paus das dunas espalhados que eu não sabia a quem pedir para intervir, foram praticamente todos recolhidos também....espero que ninguém se aproveite da situação e diga que deu esta ordem, que ninguém o faça e tire o mérito a quem merece.

    Neste momento não será necessária a intervenção de limpeza, mas vamos estar atentos aos próximos levantes e ainda está pendente o registo de imagens subaquáticas do local das descargas, SIM,ISTO NÃO FICA POR AQUI, porque prá semana joga o Benfica ou Sporting e o povo esquece, entretanto algumas cabecinhas saem impunes uma vez mais e com os bolsos cheio do que é nosso....

    Grato a todos os que me ajudaram, partilharam e foram lá comigo ou apoiaram,foram muitos e não vou referir pq sabem quem são, as esses o meu obrigado, tamos cá de novo se fizer falta, algo me diz que ainda nao acabou e no próximos levantes saberemos!"

    Por aqui só podemos agradecer a contribuição de todos os que ajudaram a devolver esta praia à sua velha glória.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • João Diniz
  • Ilha deserta
  • Tavira
  • Praia
  • Limpeza praias
  • poluicao
  • dragagens
  • Mestre Xu
pub
similar News
similar
agosto 23
Buondi, uma marca com o ADN do surf
agosto 23
Fim de semana quente, mas com ligeira descida da temperatura
agosto 23
FPS lança maior campanha de ação ambiental já feita em Portugal
agosto 23
Maré de algas invade praias do Algarve
agosto 23
Wakeboard e Ski Náutico animam Montargil
agosto 23
Terra tremeu em Setúbal esta manhã
agosto 22
O microplástico já chegou ao Ártico