Homepage

  • PRAIAS DA COSTA DE CAPARICA COM REFORÇO DE AREIA NO VALOR DE 6,3 MILHÕES
    24 março 2019
    arrow
    arrow
  • O Governo vai investir 6,3 milhões de euros no reforço de um milhão de metros cúbicos de areia nas praias da Costa de Caparica e de São João.
  • O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a empreitada para encher com areia as praias da Costa de Caparica, em Almada, no distrito de Setúbal, uma intervenção que pretende minimizar a erosão causada pelos temporais. Em comunicado, o Conselho de Ministros explicou que a aprovação da "empreitada de alimentação artificial" pretende não só "providenciar maior proteção contra os fenómenos de galgamento oceânico", como também "minimizar os efeitos negativos causados pelos temporais sobre essa linha de costa".

    Clica aqui para ver as praias de Almada ao vivo.


    O Ministério do Ambiente confirmou esta quinta-feira à agência Lusa que a intervenção se refere ao enchimento das praias da Costa de Caparica com "cerca de um milhão de metros cúbicos de areia", um anúncio feito em 27 de novembro do ano passado.

    O concurso público da empreitada foi lançado sábado de manhã em cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Marques Fernandes, que decorreu num apoio de praia da Freguesia.

    Conforme foi revelado, o concurso público decorre durante 3 meses e a empreitada tem a duração prevista de 2 meses e deverá começar no final de Junho.

    Do investimento global, 3,86 milhões de euros são suportados pela Agência Portuguesa do Ambiente, 2,21 milhões pelo Porto de Lisboa e o restante pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos).

    Em comunicado, a tutela indicou que a empreitada de alimentação artificial se estende desde a Costa de Caparica até à Cova do Vapor, utilizando “um milhão de metros cúbicos de areias retiradas do Canal da Barra Sul, na entrada do Estuário do Tejo”.

    As areias serão retiradas do Canal da Barra Sul, na entrada do Estuário do Tejo.

    A empreitada tem como objetivo providenciar maior proteção às pessoas e à propriedade contra os fenómenos de galgamento oceânico e, ainda, minimizar os efeitos negativos causados pelos temporais.

    Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia, José Ricardo Martins, a presidente da CMA, Inês de Medeiros e o vice-presidente da APA, Pimenta Machado.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Costa de Caparica
  • Almada
  • Praias
  • reforço de areia
  • intervenção do governo
  • areia
  • investimento
pub
similar News
similar
dezembro 12
'Os oceanos devem ter a relevância merecida' nas resoluções da Cimeira do Clima
dezembro 12
Paris’2024 escolhe Taiti como palco da prova de surf
dezembro 12
Aviso laranja para 6 distritos devido à agitação marítima
dezembro 12
Ex-tops mundiais apoiam Lacanau para ser palco olímpico     
dezembro 11
Gronelândia perde gelo a ritmo galopante em comparação com anos 90
dezembro 11
Sydney coberta por nuvem de fumo tóxico
dezembro 11
Mau tempo colocará 12 distritos sob aviso amarelo