Homepage

  • PRAIAS DA COSTA DE CAPARICA COM REFORÇO DE AREIA NO VALOR DE 6,3 MILHÕES
    24 março 2019
    arrow
    arrow
  • O Governo vai investir 6,3 milhões de euros no reforço de um milhão de metros cúbicos de areia nas praias da Costa de Caparica e de São João.
  • O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a empreitada para encher com areia as praias da Costa de Caparica, em Almada, no distrito de Setúbal, uma intervenção que pretende minimizar a erosão causada pelos temporais. Em comunicado, o Conselho de Ministros explicou que a aprovação da "empreitada de alimentação artificial" pretende não só "providenciar maior proteção contra os fenómenos de galgamento oceânico", como também "minimizar os efeitos negativos causados pelos temporais sobre essa linha de costa".

    Clica aqui para ver as praias de Almada ao vivo.


    O Ministério do Ambiente confirmou esta quinta-feira à agência Lusa que a intervenção se refere ao enchimento das praias da Costa de Caparica com "cerca de um milhão de metros cúbicos de areia", um anúncio feito em 27 de novembro do ano passado.

    O concurso público da empreitada foi lançado sábado de manhã em cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Marques Fernandes, que decorreu num apoio de praia da Freguesia.

    Conforme foi revelado, o concurso público decorre durante 3 meses e a empreitada tem a duração prevista de 2 meses e deverá começar no final de Junho.

    Do investimento global, 3,86 milhões de euros são suportados pela Agência Portuguesa do Ambiente, 2,21 milhões pelo Porto de Lisboa e o restante pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos).

    Em comunicado, a tutela indicou que a empreitada de alimentação artificial se estende desde a Costa de Caparica até à Cova do Vapor, utilizando “um milhão de metros cúbicos de areias retiradas do Canal da Barra Sul, na entrada do Estuário do Tejo”.

    As areias serão retiradas do Canal da Barra Sul, na entrada do Estuário do Tejo.

    A empreitada tem como objetivo providenciar maior proteção às pessoas e à propriedade contra os fenómenos de galgamento oceânico e, ainda, minimizar os efeitos negativos causados pelos temporais.

    Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia, José Ricardo Martins, a presidente da CMA, Inês de Medeiros e o vice-presidente da APA, Pimenta Machado.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Costa de Caparica
  • Almada
  • Praias
  • reforço de areia
  • intervenção do governo
  • areia
  • investimento
similar News
similar
março 22
Ainda ativo, mas controlado o incêndio em navio ao largo da Foz do Douro
março 22
Toda a costa continental portuguesa sob aviso amarelo a partir da tarde de quinta-feira
março 21
Navio que transportava combustível incendiou-se ao largo da Foz do Douro
março 22
Viana do Castelo recebeu primeiro evento oficial de surf enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023
março 22
Circuito ASCC Caparica Power 2023 arranca no primeiro fim de semana de abril
março 21
Assembleia Geral da AESP aprova contas e plano de atividades para 2023
março 21
Arade Clássico volta à Praia da Rocha no sábado