Homepage
- Expectativas elevadas para a primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard 2019 dias 23 e 24 de Março, em Peniche!
-
-
Dificilmente haveria melhor maneira de arrancar o Circuito Nacional de Bodyboard 2019 powered by BBoard TV do que com uma etapa em Peniche, península que ostenta orgulhosamente a marca “Capital da Onda” e que será palco de uma invasão por parte dos melhores atletas nacionais da modalidade nos dias 23 e 24 de Março para o Peniche Bodyboard Meeting.
Clica aqui para ver as Praias de Peniche ao vivo.
É precisamente por ser uma península que Peniche possui praias que “funcionam” com quase todas as direções de ventos e ondulações, seja a praia dos Belgas, Lagide ou, a preferida de todos, Supertubos, a onda rainha da região.
O vice-campeão nacional Daniel Fonseca é local de Peniche, e não esconde a alegria por este arranque mas também alguma ansiedade para que a Natureza ajude os melhores bodyboarders nacionais em geral, e a ele próprio em particular, a dar espectáculo em “Super”:
“Se Super estiver muito bom, sinto-me à vontade. É a onda que surfo mais vezes e aquela que conheço melhor e a maneira como se comporta com as variações de marés e ventos. E isso é, obviamente, uma vantagem.”
E a pressão? Afinal, jogar em casa é uma benção mas pode também ser uma maldição para quem se sente “obrigado” a ganhar.
“Não me sinto obrigado a ganhar esta etapa apenas por ser em Peniche. O meu objectivo é sempre ganhar, seja em Nacionais, Europeus ou, este ano, Mundiais, mas arrancar em Peniche é um conforto. Além de que a prova pode ser nos Super como noutra praia, tudo depende muito das condições”, esclarece Daniel Fonseca.
E, de facto, a riqueza de oferta pode ser um problema para a organização, a cabo do Peniche Surfing Clube?
Daniel Fonseca dissipa quaisquer dúvidas: “É sempre desafiante organizar provas em Peniche por excesso de escolha, mas o clube tem muita experiência nessa área e consegue mobilizar, até de véspera, toda a estrutura para estar na praia que oferece as melhores condições.”
Paulo Ferreira, presidente do Peniche Surfing Clube, subscreve inteiramente as palavras do seu atleta Daniel Fonseca garantindo o selo de qualidade de uma organização muitíssimo experiente.
“Estamos completamente preparados para organizar a prova na praia que, nos dias de prova, oferecer as melhores condições. É evidente que Supertubos é a praia de eleição mas estamos preparados para qualquer possibilidade”, afirma o dirigente.
Paulo Ferreira também sublinha a dedicação do clube que lidera à causa do bodyboard, modalidade com grande tradição em Peniche: “É um grande privilégio receber o Nacional de Bodyboard, este ano com um incremento importante na sua comunicação, o que nos ajudará muito a ter o retorno e a visibilidade que o clube precisa para continuar a promover este desporto. Mas nunca deixámos de apoiar o bodyboard num esforço que considero ímpar entre os nossos clubes.”
Campeões nacionais e a “motivação extra”
Peniche e a promessa de condições clássicas em Supertubos também motivam os campeões nacionais Open masculino, feminino e Dropknee, respectivamente, Hugo Pinheiro, Joana Schenker e Luís “Porkito” Pereira.
“Supertubos é uma das melhores ondas do país, de renome internacional, e em que qualquer bodyboarder adora surfar. Não é por acaso que em Peniche existe uma grande comunidade de bodyboard que, praticamente, toma conta da onda. Começar o circuito ali é excelente para mostrar o que este desporto tem de melhor”, considera Hugo Pinheiro.
Joana Schenker, cinco vezes campeã nacional e ex-campeã mundial APB (Association of Professional Bodyboarders), alinha pelo mesmo diapasão que Pinheiro, sublinhando o acertio do calendário para este ano:
“Começar nos Super é abrir a época da melhor maneira, sobretudo numa altura do ano em que, de facto, há ondas nos Super, ao contrário do que já aconteceu noutros anos. Boas ondas vão valorizar muito o Nacional.”
Quanto à campanha para um sexto título, Schenker, de 31 anos, sacode alguma pressão, desviando as atenções para uma possível reconquista da coroa mundial:
“Vou encarar este Nacional como um treino competitivo para o Mundial pois a competição termina antes do início do circuito mundial APB e é uma excelente forma de ‘olear a máquina’ competitiva. Preciso de sentir essa adrenalina e sei que vai ser complicado pois conheço as minhas rivais, tenho-as visto treinar e sei que me vão tornar tudo mais difícil. Ao mesmo tempo, não posso deixar de falar do investimento que vejo ser feito na comunicação deste Nacional e sei que vamos lucrar todos com o seu mediatismo.”
Luís “Porkito” Pereira, campeão nacional de Dropknee oriundo da Figueira da Foz partilha da opinião dos seus amigos Pinheiro e Schenker:
“As expectativas são boas, muito boas mesmo. Espero que este ano haja uma adesão ainda maior e que o nível competitivo seja ainda mais elevado. E a possibilidade de apanhar Supertubos em grande, contribui muito para este sentimento.”
“Porkito” elogia ainda o calendário deste ano, que concentra as provas numa altura em que há abundância de ondulações na costa portuguesa:
“Finalmente, este ano temos todas as etapas fora do Verão. Isto aumenta muito as probabilidades de apanhar boas ondas o que é mais apelativo para atletas e público.”
A organização da primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard está a cargo do Península de Peniche Surf Clube, em parceria com a Câmara Municipal de Peniche e a Federação Portuguesa de Surf. Conta com os apoios da Rip Curl, Bboard TV, Refresh Bodyboards e Onil Design.
Apoios institucionais a este evento são os da Fundação do Desporto, Bombeiros Voluntários de Peniche, Surfrider Foundation Peniche, Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente, escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPS, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL.
CALENDÁRIO CIRCUITO NACIONAL 2019:
1ª etapa - 23 e 24 de março, Peniche, BB Open, BB Fem e BB Dropknee
Organização: FPS / PPSC
2ª etapa - 13 e 14 de abril, Costa da Caparica, BB Open BB, Fem e BB Dropknee
Organização: FPS / Câmara Municipal de Almada
3ª etapa - 18 e 19 Maio, Santa Cruz, BB Open e BB Fem
Organização: FPS / A.S.S.C
4ª etapa - 25 Maio, Carcavelos, BB Fem
Organização: FPS / Aqua Carca
5ª etapa - 01 e 02 Junho, S. Jacinto, BB Open e BB Dropknee
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
