Homepage
- CM de Setúbal não volta atrás com decisão e dá o exemplo de fogos que acabaram em grandes danos financeiros e outros em mortes, como o caso do de Pedrógão Grande.
-
-
A Câmara Municipal de Setúbal vai voltar a fechar o acesso às praias da Arrábida durante o próximo verão, mais concretamente o troço entre a praia da Figueirinha e do Creiro, segundo notícia o site local “Diário da Região”. As viaturas particulares estarão assim impedidas de circular neste troço da Estrada Nacional 379-1, assim como, logicamente, de estacionar nas bermas da estrada.
Em contrapartida está previsto o melhoramento do acesso em modos de transportes suaves e alternativos e o melhoramento dos impedimentos de estacionamento nas bermas. Estas são algumas das medidas previstas para esta época balnear por parte da CM Setúbal. Apesar de toda a contestação e manifestações contra o corte da estrada e parqueamento pago, o município não pretende voltar atrás com a decisão.
Dando o exemplo de fogos que acabaram em grandes danos financeiros e outros em mortes, como o caso do de Pedrógão Grande, e tendo em conta o ecossistema da Arrábida, José Miguel Madeira, Chefe de Divisão de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Setúbal, não tem dúvidas de que acabar com a circulação automóvel no troço entre a Figueirinha e o Creiro foi a decisão correta, frisando que esta traz “mais segurança e menos riscos”.
Os dados apurados por esta divisão municipal indicam que no período de Verão, no acesso entre estas duas praias, acabou-se com “cerca de 600 veículos estacionados nas bermas e uns 300 que ficavam parados no centro da via”. Contas feitas, de um troço com “grande possibilidade de acidentes, foram retirados 900 veículos particulares”.
Com isto não só se abriu caminho à circulação de pessoas a pé, como a viaturas de emergência. “Por indicação da proteção civil e forças de segurança soubemos que uma ambulância demorava três horas para ir socorrer alguém na praia e outras tantas para voltar”, exemplifica o Chefe de Divisão.
Segundo a autarquia, das seis carreiras organizadas no Verão passado para as praias, foram transportadas 213.923 pessoas, o que pode ser traduzido em cerca de 1 200 viaturas em Agosto que não circularam no troço entre a Figueirinha e o Creiro.
A CM Setúbal prepara-se ainda para, com base no Plano de Mobilidade de acesso às praias, avançar com a construção de um passeio pedonal de acesso à Praia de Albarquel. A obra que foi adjudicada na segunda-feira, deverá demorar cerca de três meses de construção e, segundo refere o vereador Carlos Rabaçal, terá um custo de 13.900 euros.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
