Homepage
- A praia internacional de Supertubos, Peniche, recebeu este fim-de-semana de 16 e 17 de março a segunda etapa do Circuito de Surf do Centro, o Rip Curl Peniche 2019.
-
-
Os melhores surfistas sub 12, sub 14, sub 16, sub 18, sub 16 feminino e sub 18 feminino lutam pelas vagas de qualificação para as finalíssimas nacionais.
Com previsões inconstantes para o fim-de-semana, a organização decidiu montar duas estruturas, uma em Supertubos e outra no Pico da Mota, pois para sábado estava previsto pouco vento de sudoeste rodando para norte ao final do dia e poucas ondas.
Para domingo estava previsto vento forte de norte, com um pouco mais de ondulação, pelo que se adivinhava a realização do campeonato em duas praias diferentes, mas não foi o que se verificou na prática.
Sábado o campeonato arrancou nos Supertubos com muito boas condições, ondas perfeitas, offshore e muito sol. Neste primeiro dia realizaram-se as primeiras fases de sub 18, sub 16 e sub 14, ficando reservadas para o dia seguinte as meias-finais e finais.
No Domingo a organização deparou-se com um cenário de queda da ondulação e vento inconstante a rodar de noroeste ao início da manhã para sul e sudoeste durante o resto do dia. Como na costa norte as condições de mar eram idênticas e havia muitas condicionantes, em boa hora, decidiu a direção de prova realizar o campeonato nos Supertubos.
João Mendonça (PPSC) foi o grande destaque do campeonato, pois para além de vencer as categorias de sub 18 e sub 16, deixou os seus adversários em combinação na final deste último escalão.
O campeão nacional em título de sub 12, Matias Canhoto (PPSC) de apenas 11 anos, venceu a categoria de sub 14 e ficou em 3o nos sub 16.
Em sub 12 o vencedor foi Simão Prazeres (ESC), tendo o jovem Mário Leopoldo (PPSC) alcançado o 2o lugar, que viria a repetir no escalão de sub 14.
Nas meninas, as atletas do clube local Lígia Ferreira e Carolina Santos, venceram os escalões de sub 16 feminino e sub 18 feminino.
Destaque também para o clube local, o Peniche Surfing Clube, que em 24 finalistas possíveis colocou 11 atletas nas diversas finais.
NOTA: Em memória e por sinal de respeito pelo pai do speaker e colega surfista Marco Marcelino que faleceu no sábado antes do início do campeonato, não houve música durante o evento. Estamos contigo Marco!
Resultados:
Sub 12
1o - Simão Prazeres (ESC)
2o - Mário Leopoldo (PPSC)
3o - Tiago Leopoldo(PPSC)
4o - Gustavo Viana (A.S.S.C)
Sub 14
1o - Matias Canhoto (PPSC)
2o - Mário Leopoldo (PPSC)
3o - Rodrigo Rocha (ESC)
4o - Manuel Fortes (ESC)
Sub 16
1o - João Mendonça (PPSC)
2o - Miguel Castro (LOMBOS)
3o - Matias Canhoto (PPSC)
4o - José Maria Ribeiro (ESC)
Todos em combinação
Sub 18
1o - João Mendonça (PPSC)
2o - José Maria Bispo (ESC)
3o - Diego Alonso (ESC)
4o - Martim carrasco (ESC)
Sub 16 Feminino
1o - Lígia Ferreira (PPSC)
2o - Maria Salgado (A.S.S.C)
3o - Sofia Silva (ABFM)
4o - Kika Carmo (PPSC)
Sub 18 Feminino
1o - Carolina Santos (PPSC)
2o - Isa Mendes (PPSC)
4o - Kika Carmo (PPSC)
3o - Matilde Pequicho (PPSC)
Calendário completo do CSC:
1a etapa, 09 e 10 de fevereiro, Nazaré, FPS / CDAN
2a etapa, 16 e 17 de março, Peniche, FPS / PPSC
3a etapa, 23 e 24 de março ,Ericeira, FPS / ESC
4a etapa, 6 e 7 de abril , Santa Cruz, FPS / ASEALAND
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
