Homepage
- Nas principais zonas costeiras, destaque para o facto de o mar ter avançado e destruído as dunas da Praia de Mira. Na Nazaré a água também chegou a terra, tal como em outros pontos.
-
-
O aviso foi dado e a tempestade Helena causou mesmo vários estragos um pouco por toda a costa portuguesa. Houve registo de chuva forte, trovoadas, queda de granizo e vento muito forte, que acabou por causar vários acontecimentos como árvores caídas, estradas cortadas, deslizamentos de terras, a destruição das dunas na Praia de Mira e até mesmo a destruição de uma bomba de gasolina em Ermesinde.
O IPMA tinha lançado o alerta vermelho para o período entre as 12 e as 21 horas desta sexta-feira, mas os estragos começaram mais cedo, sobretudo devido ao vento fortíssimo que varreu a costa, sobretudo no Centro e Norte. Entre a meia-noite e as 13h30, a Proteção Civil registou 382 ocorrências relacionadas com "meteorologia adversa", que mobilizaram 1.239 operacionais e 486 veículos. Às 16 horas o número de ocorrências já ascendia às 800.
Mar destrói dunas na Praia de Mira
Nas principais zonas costeiras, destaque para o facto de o mar ter avançado e destruído as dunas da Praia de Mira. Na Nazaré a água também chegou a terra, tal como em outros pontos, sobretudo por volta da hora de almoço, uma vez que a maré cheia aconteceu perto das 13 horas. Em Peniche, por exemplo, a estrada Marginal Norte, que liga o centro da cidade ao Cabo Carvoeiro, foi cortada ao trânsito, devido à agitação marítima, informaram os bombeiros locais.
Outro dos incidentes registados foi o deslizamento de terras na Tapada da Mercês, em Sintra, que ocorreu de madrugada. Já em Alfragide, por exemplo, uma estrutura de obras caiu para a estrada junto ao IKEA. Mas pior aconteceu mesmo em Esposende, onde o temporal arrasou o posto de abastecimento de combustíveis da Repsol, com pelo menos dois carros a serem atingidos pela queda de uma estrutura metálica.Queda de granizo na Marinha Grande
Curiosamente, o distrito de Santarém, que nem é costeiro, foi dos mais afetados pelo vento. “Temos dezenas de ocorrências em quase todos os 21 municípios do distrito de Santarém, sendo que a queda de árvores atingiu duas viaturas em Abrantes, um poste de eletricidade caiu em cima de uma viatura em Samora Correia e a parte superior de uma estrutura de um edifício levantou em Benavente com a força do vento, não havendo feridos a registar”, disse à Lusa fonte oficial do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Queda de Neve no distrito Viseu
No norte do país, foi a neve a marcar presença em massa. Foram várias as localidades que ficaram totalmente cobertas de branco. São vários os vídeos a circular na net que registaram o momento.
-
-
FonteRedação
