Homepage

  • Um salvamento espetacular por Peniche que demonstra uma vez mais que nem todos os heróis usam capas!
  • Ultimamente temos visto diversos golfinhos a darem mortos à nossa costa, ontem poderia ter sido mais um desses casos, se não fosse pela rápida intervenção destes heróis sem capa!

    Estivemos à conversa com o Gonçalo Peres um dos protagonistas deste espetacular salvamento, que nos explicou como tudo aconteceu:

    "O meu pai estava a passar junto à praia com a minha mãe, como é costume estavam a olhar para o mar e para a praia. O meu pai, experiente em caça submarina e com bom olho, apercebeu-se de um animal (na altura pelas dimensões não sabia se era um golfinho ou uma baleia bebé) na areia, ainda a mexer-se (apresentando sinais de ter sido um arrojamento recente).

    Foi feita uma tentativa de contacto à Polícia Marítima, por parte da minha mãe, mas ninguém atendeu. O meu pai dirigiu-se prontamente para junto do animal, para o acalmar e a minha mãe ligou-me.

    Nós moramos perto e como eu e o meu irmão gémeo trabalhamos online, só tive tempo de trocar as calças por uns calções e corri para a praia. O meu irmão veio atrás também.

    Começaram a surgir as primeiras pessoas junto à praia, mas com bastante passividade, sendo esta quebrada por um rapaz que passava, vindo este prestar auxílio e posteriormente veio mais um. Sem o contributo de todos seria impossível, pois o golfinho era muito grande e pesado. A vontade do golfinho sobreviver ajudou, pois foi muito calmo connosco e assim que tinha oportunidade batia a barbatana.

    Quanto à abordagem e cuidados que tivemos, tivemos atenção para não falar muito, revelando tranquilidade junto do golfinho. Por forma a não lesionar as barbatanas, tivemos o cuidado de não o rebolar, algo que pode ser tentador devido ao peso do golfinho.

    Assim que o golfinho começou a nadar, aparentava estar um pouco abalado.

    A praia do Quebrado, não ajuda, pois é como uma armadilha para este tipo de animais, que aproveitam a maré mais cheia para se alimentar perto da praia, no entanto com os fundos de rocha e a maré a vazar (a preia-mar hoje era por volta das 10am), torna-se mais difícil para sairem.

    Aguardamos pacientemente junto ao mar. Nesta altura já havia mais pessoas junto à praia. E, felizmente, vimos o golfinho a desaparecer no horizonte.

    Segundo uns vizinhos, que se dirigiram à praia da Cova de Alfarroba, avistaram o golfinho a ir pelo mar a dentro.

    Esperemos que se encontre bem."

    Felizmente tudo acabou bem, no entanto se encontrares um golfinho clica aqui para ver os procedimentos a adoptar (partilha, podes estar a salvar um golfinho).

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos e vídeo - Nídia Peres

Tags
  • golfinho
  • golfinhos
  • Peniche
  • praia do Quebrado
  • Cova de Alfarroba
  • Salvamento
  • Resgate
  • praia
  • herois
pub
similar News
similar
outubro 08
Peniche recebe o Rip Curl GromSearch 'Second Chance' 2019
outubro 11
Domingo chuvoso e descida da temperatura no fim de semana
outubro 12
Liga MEO Surf: André Ferreira vence o último Fantasy Surfer do ano
outubro 08
Liga MEO Surf: Portugal Surf Awards coroou os melhores de 2019
outubro 09
Nacional de Surf Esperanças Sub-14 encerra Wave Series 2019
outubro 09
Comissão de Notáveis do Capítulo Perfeito escolhe surfistas
outubro 11
Mais de 50 surfistas inscritos no Nacional de Esperanças Sub-14