Homepage
- Um salvamento espetacular por Peniche que demonstra uma vez mais que nem todos os heróis usam capas!
-
-
Ultimamente temos visto diversos golfinhos a darem mortos à nossa costa, ontem poderia ter sido mais um desses casos, se não fosse pela rápida intervenção destes heróis sem capa!
Estivemos à conversa com o Gonçalo Peres um dos protagonistas deste espetacular salvamento, que nos explicou como tudo aconteceu:
"O meu pai estava a passar junto à praia com a minha mãe, como é costume estavam a olhar para o mar e para a praia. O meu pai, experiente em caça submarina e com bom olho, apercebeu-se de um animal (na altura pelas dimensões não sabia se era um golfinho ou uma baleia bebé) na areia, ainda a mexer-se (apresentando sinais de ter sido um arrojamento recente).
Foi feita uma tentativa de contacto à Polícia Marítima, por parte da minha mãe, mas ninguém atendeu. O meu pai dirigiu-se prontamente para junto do animal, para o acalmar e a minha mãe ligou-me.
Nós moramos perto e como eu e o meu irmão gémeo trabalhamos online, só tive tempo de trocar as calças por uns calções e corri para a praia. O meu irmão veio atrás também.
Começaram a surgir as primeiras pessoas junto à praia, mas com bastante passividade, sendo esta quebrada por um rapaz que passava, vindo este prestar auxílio e posteriormente veio mais um. Sem o contributo de todos seria impossível, pois o golfinho era muito grande e pesado. A vontade do golfinho sobreviver ajudou, pois foi muito calmo connosco e assim que tinha oportunidade batia a barbatana.
Quanto à abordagem e cuidados que tivemos, tivemos atenção para não falar muito, revelando tranquilidade junto do golfinho. Por forma a não lesionar as barbatanas, tivemos o cuidado de não o rebolar, algo que pode ser tentador devido ao peso do golfinho.
Assim que o golfinho começou a nadar, aparentava estar um pouco abalado.
A praia do Quebrado, não ajuda, pois é como uma armadilha para este tipo de animais, que aproveitam a maré mais cheia para se alimentar perto da praia, no entanto com os fundos de rocha e a maré a vazar (a preia-mar hoje era por volta das 10am), torna-se mais difícil para sairem.
Aguardamos pacientemente junto ao mar. Nesta altura já havia mais pessoas junto à praia. E, felizmente, vimos o golfinho a desaparecer no horizonte.
Segundo uns vizinhos, que se dirigiram à praia da Cova de Alfarroba, avistaram o golfinho a ir pelo mar a dentro.
Esperemos que se encontre bem."
Felizmente tudo acabou bem, no entanto se encontrares um golfinho clica aqui para ver os procedimentos a adoptar (partilha, podes estar a salvar um golfinho).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotos e vídeo - Nídia Peres
-
