Homepage

  • Um salvamento espetacular por Peniche que demonstra uma vez mais que nem todos os heróis usam capas!
  • Ultimamente temos visto diversos golfinhos a darem mortos à nossa costa, ontem poderia ter sido mais um desses casos, se não fosse pela rápida intervenção destes heróis sem capa!

    Estivemos à conversa com o Gonçalo Peres um dos protagonistas deste espetacular salvamento, que nos explicou como tudo aconteceu:

    "O meu pai estava a passar junto à praia com a minha mãe, como é costume estavam a olhar para o mar e para a praia. O meu pai, experiente em caça submarina e com bom olho, apercebeu-se de um animal (na altura pelas dimensões não sabia se era um golfinho ou uma baleia bebé) na areia, ainda a mexer-se (apresentando sinais de ter sido um arrojamento recente).

    Foi feita uma tentativa de contacto à Polícia Marítima, por parte da minha mãe, mas ninguém atendeu. O meu pai dirigiu-se prontamente para junto do animal, para o acalmar e a minha mãe ligou-me.

    Nós moramos perto e como eu e o meu irmão gémeo trabalhamos online, só tive tempo de trocar as calças por uns calções e corri para a praia. O meu irmão veio atrás também.

    Começaram a surgir as primeiras pessoas junto à praia, mas com bastante passividade, sendo esta quebrada por um rapaz que passava, vindo este prestar auxílio e posteriormente veio mais um. Sem o contributo de todos seria impossível, pois o golfinho era muito grande e pesado. A vontade do golfinho sobreviver ajudou, pois foi muito calmo connosco e assim que tinha oportunidade batia a barbatana.

    Quanto à abordagem e cuidados que tivemos, tivemos atenção para não falar muito, revelando tranquilidade junto do golfinho. Por forma a não lesionar as barbatanas, tivemos o cuidado de não o rebolar, algo que pode ser tentador devido ao peso do golfinho.

    Assim que o golfinho começou a nadar, aparentava estar um pouco abalado.

    A praia do Quebrado, não ajuda, pois é como uma armadilha para este tipo de animais, que aproveitam a maré mais cheia para se alimentar perto da praia, no entanto com os fundos de rocha e a maré a vazar (a preia-mar hoje era por volta das 10am), torna-se mais difícil para sairem.

    Aguardamos pacientemente junto ao mar. Nesta altura já havia mais pessoas junto à praia. E, felizmente, vimos o golfinho a desaparecer no horizonte.

    Segundo uns vizinhos, que se dirigiram à praia da Cova de Alfarroba, avistaram o golfinho a ir pelo mar a dentro.

    Esperemos que se encontre bem."

    Felizmente tudo acabou bem, no entanto se encontrares um golfinho clica aqui para ver os procedimentos a adoptar (partilha, podes estar a salvar um golfinho).

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos e vídeo - Nídia Peres

Tags
  • golfinho
  • golfinhos
  • Peniche
  • praia do Quebrado
  • Cova de Alfarroba
  • Salvamento
  • Resgate
  • praia
  • herois
similar News
similar
fevereiro 08
Aviso amarelo de chuva alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal
fevereiro 08
Condomínio privado vai nascer bem próximo de Ribeira d'Ilhas para 'atrair entusiastas de surf'
fevereiro 08
Fundo dinamarquês quer investir oito mil milhões de euros em energia eólica ao largo da Figueira da Foz
fevereiro 07
O tempo vai mudar esta quarta-feira: vem aí chuva em especial na região Sul
fevereiro 07
Seleção Nacional de Surf inicia operação Mundial ISA/Eurosurf com estágio em Peniche
fevereiro 07
Caparica recebe em março prova de qualificação para a Liga MEO Surf 2023
fevereiro 07
Cursos de Treinadores de Surfing Grau I/Surf Grau II da ASIP alargados a novos locais e já com inscrições abertas