Homepage

  • Navio Escola Sagres, o mais bonito do Mundo
    11 fevereiro 2019
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Marinha Portuguesa
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de 5 mil dólares.
  • Foi construído em Hamburgo, na Alemanha, há cerca de 80 anos. Pertenceu à marinha alemã, foi capturado pelos norte-americanos no final da II Grande Guerra Mundial e posteriormente vendido ao Brasil. Só em 1961 foi adquirido por Portugal, a troco de 150 mil dólares. Desde então, o Navio Escola Sagres tem servido a marinha portuguesa, dando já três voltas ao Mundo e afirmando-se como o navio mais bonito do Mundo.

    Tudo começou nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã — onde era chamado Albert Leo Schlageter — juntamente com os seus semelhantes da classe Gorch Fock: o primeiro, que deu o nome à classe, o segundo, ex-Horst Wessel (actual USCGC Eagle), e o quarto, Mircea; houve ainda um quinto, o Herbert Norkus, destruído antes de ter sido terminado.

    Depois disso, no final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de 5 mil dólares. No Brasil foi batizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal por 150 mil dólares para ser usado em substituição do Sagres II (ex-Rickmer Rickmers).

    Pedro Teotónio Pereira, na altura Ministro da Presidência, foi um dos grandes responsáveis pelo êxito desta aquisição, uma vez que era um grande amante da vela. O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.

    Por vezes o Sagres III é erradamente referido como “Sagres II”, em virtude do desconhecimento da existência do primeiro navio com este nome. Na realidade, o primeiro Sagres foi uma corveta de madeira, construída em 1858 em Inglaterra. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola para alunos marinheiros, entre 1882 e 1898.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: Vortex Mag

Tags
  • Navio Escola Sagres
  • Marinha
  • navio
  • Fotografia
    Marinha Portuguesa
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard
setembro 27
Seleção Nacional diz adeus ao SUP Wave no Mundial ISA
setembro 27
Projeto 'SURF.ART' celebra 10º aniversário em outubro com evento especial