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- No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de 5 mil dólares.
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Foi construído em Hamburgo, na Alemanha, há cerca de 80 anos. Pertenceu à marinha alemã, foi capturado pelos norte-americanos no final da II Grande Guerra Mundial e posteriormente vendido ao Brasil. Só em 1961 foi adquirido por Portugal, a troco de 150 mil dólares. Desde então, o Navio Escola Sagres tem servido a marinha portuguesa, dando já três voltas ao Mundo e afirmando-se como o navio mais bonito do Mundo.
Tudo começou nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã — onde era chamado Albert Leo Schlageter — juntamente com os seus semelhantes da classe Gorch Fock: o primeiro, que deu o nome à classe, o segundo, ex-Horst Wessel (actual USCGC Eagle), e o quarto, Mircea; houve ainda um quinto, o Herbert Norkus, destruído antes de ter sido terminado.
Depois disso, no final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de 5 mil dólares. No Brasil foi batizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal por 150 mil dólares para ser usado em substituição do Sagres II (ex-Rickmer Rickmers).
Pedro Teotónio Pereira, na altura Ministro da Presidência, foi um dos grandes responsáveis pelo êxito desta aquisição, uma vez que era um grande amante da vela. O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.
Por vezes o Sagres III é erradamente referido como “Sagres II”, em virtude do desconhecimento da existência do primeiro navio com este nome. Na realidade, o primeiro Sagres foi uma corveta de madeira, construída em 1858 em Inglaterra. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola para alunos marinheiros, entre 1882 e 1898.
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Fonte: Vortex Mag
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FotografiaMarinha Portuguesa
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FonteRedação
