Homepage

  • Um surfada muito especial algures por Santa Cruz
    08 fevereiro 2019
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O processo para a onda se formar é lento e depende de algumas variáveis, fica aqui a perceber quais, e os riscos envolvidos!
  • A formação de “ondas estáticas” que fazem lembrar as piscinas de ondas não é um fenômeno novo em Portugal, no entanto surfar estas ondas à noite decididamente não é para qualquer um.

    Clica aqui para ver a praia de Santa Cruz ao vivo.

    Estivemos à conversa com o Tiago Miguel que nos explicou como tudo aconteceu e quais os riscos e outros detalhes envolvidos em surfar uma onda tão complexa como esta.

    "Esta surfada nocturna aconteceu por acaso. Depois de uma sessão de bodyboard em Peniche em muito boa companhia , no regresso a Santa Cruz, recebi um telefonema do João Ferreira e decidimos ir ver como estaria a boca do rio. A abertura aconteceu já tarde mas ficámos a aguardar a ver se as ondas se formavam e tivemos sorte. As primeiras ondas estáticas surfáveis apareceram ao pôr do sol, mas a melhor fase deu-se já de noite atingindo um tamanho que não estávamos a espera.

    Quando começaram a aparecer as primeira formações, eu, o Tiago “Zimbral” Miguel, Bernardo Tomé, Samuel Avelar, Gonçalo Nogueira, Rodolfo Santos, João Ferreira e o Saul Rodrigues decidimos vestir os fatos e ir para a água apesar de o caudal ainda estar fraco. Anoiteceu, mas com as ondas a aumentar gradualmente fomos arriscando ficar a apanhar umas apesar da fraca visibilidade. Já tínhamos surfado este tipo de ondas antes mas foi a primeira vez que o fizemos de noite.

    Surfar este tipo de ondas é completamente diferente de surfar ondas de mar, quer a nível de técnica quer a nível de segurança onde tem de se ter em conta outra tipo de perigos. Quando estas ondas quebram forma-se um rolo de água onde se pode ficar temporariamente preso e momentos de aflição podem acontecer com necessidade de rápida ajuda de terceiros, bem como se formos levados pela corrente para o mar a passagem pela ondulação é feita com pouco intervalo para respirar entre as ondas.

    O agueiro que se forma também é de ter em conta pois pode nos levar a alguma distância da costa. Esta situação torna-se mais complicada de gerir quando se está a surfar de noite pois perdemos alguma a noção das distâncias e da velocidade a que estamos a ser arrastados pela corrente. Nestas ocasiões é sempre importante contarmos com a atenção e ajuda de quem está surfar connosco.

    O processo para a onda se formar é lento e depende de algumas variáveis, depois de algumas horas para se criar a vala de escoamento, a água do rio começa a ser libertada lentamente para o mar arrastando consigo areia, aumentando gradualmente o caudal até atingir as dimensões pretendidas. Há que ter em conta também as marés e o tamanho da ondulação do mar que podem impossibilitar a formação das ondas estáticas. Este tipo de fenómeno nas condições certas acontece com pouca frequência, no entanto existem vários sítios onde pode ocorrer.

    Em Portugal já não é inédito sessões em ondas estáticas, em algumas lagoas como a de Santo André existem datas já previstas para a ligação das mesmas ao mar para renovar e oxigenar as águas, melhorando assim a qualidade das mesmas para a fauna e flora existente, bem como em locais onde o fecho das bocas dos rios provoca inundações nos terrenos agrícolas e urbanos adjacentes.

    Gostava de agradecer a toda a malta que esteve presente que ajudando de várias formas possibilitou que esta a sessão nocturna acontecesse."

    Para os que quiserem ir acompanhando este tipo de ondas dêm uma vista de olhos na página de instagram @riverbreach, uma página dedicada exclusivamente a este tipo de surf.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Inês Luis Gomes

Tags
  • Onda estática
  • bodyboard
  • surf noturno
  • Santa Cruz
  • amigos
  • surf
similar News
similar
outubro 22
Surf Clube de Viana faz história! É a primeira instituição do mundo a receber o certificado STOKE Melhores Práticas
outubro 22
Frontón King: Joel Rodrigues diz adeus à prova da categoria Open
outubro 22
Praia do Peneco alvo de 'intervenção porfunda'
outubro 22
Praia do Dragão Vermelho acolhe etapa única do Nacional de Longboard de 2021
outubro 23
Bodyboard: Conta de Instagram da IBC foi hackeada
outubro 22
Algarve eleito o 'Melhor Destino de Praia da Europa'
outubro 22
Heat draw definido para a finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-18