Homepage

  • Preparem-se para a espetacular Lua de Neve, a maior superlua de 2019
    19 fevereiro 2019
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O dia 19 de fevereiro será perfeito para contemplar mais um eclipse do satélite natural da Terra, desta vez a Superlua de Neve.
  • Depois da super lua de sangue que ocorreu em janeiro, o céu prepara-se para outro fenómeno: a super lua de fevereiro, também conhecida como lua de neve. Esta será a maior super lua do ano. "Uma super lua ocorre quando a Lua cheia está no ponto mais próximo de sua órbita da Terra, que também é chamada de perigeu'", explica a NASA ao USA TODAY.

    "Quando a Lua cheia aparece no perigeu (o seu ponto mais próximo da Terra) ela é ligeiramente mais brilhante e maior do que uma Lua cheia normal — e é aí que obtemos uma 'superlua'", explica a NASA.

    A super lua atingirá o seu pico na manhã de terça-feira, às 10h54, no entanto, não será visível nessa altura, segundo a CNN. A melhor altura para observar a super lua é segunda e terça feira à noite. Para os interessados em fotografar este momento, o nascer da lua é a melhor oportunidade, visto ser quando esta se encontra mais próxima do horizonte.

    Todos os meses a lua cheia é apelidada de forma diferente, segundo o almanaque Borda d'Água. O nome escolhido para a lua está associado ao tempo da época. Isto ocorre devido a uma tradição antiga, em que os meses lunares estavam associados às mudanças das estações, e não ao ano solar. Os nativos americanos e europeus deram o nome de lua de neve à lua cheia de fevereiro, devido a fevereiro ser um mês associado a fortes nevões pelas tribos indígenas norte-americanas. Outro nome, pelo qual a lua de fevereiro também é conhecida é lua de osso ou lua da fome, devido ao inverno ser uma época em que existe menos comida disponível, o que levava a terem de roer ossos e comer sopa de medula óssea.

    A super lua marca uma grande diferença este ano, pois em 2018, em vez de lua cheia ocorreu o fenómeno lua negra, fase em que esta se encontra demasiado próxima do Sol, para ser visível. Fica a sugestão, aproveitem para dar um passeio pela praia e observar este fenómeno, caso percam a lua de neve de fevereiro, a 21 de março terão outra super lua (a última do ano) para observar.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte - DN

Tags
similar News
similar
outubro 22
Surf Clube de Viana faz história! É a primeira instituição do mundo a receber o certificado STOKE Melhores Práticas
outubro 22
Frontón King: Joel Rodrigues diz adeus à prova da categoria Open
outubro 22
Praia do Peneco alvo de 'intervenção porfunda'
outubro 22
Praia do Dragão Vermelho acolhe etapa única do Nacional de Longboard de 2021
outubro 23
Bodyboard: Conta de Instagram da IBC foi hackeada
outubro 22
Algarve eleito o 'Melhor Destino de Praia da Europa'
outubro 22
Heat draw definido para a finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-18