Homepage

  • A Terra é plana? Há quem acredite por culpa do YouTube
    18 fevereiro 2019
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Apesar de existirem vários vídeos com esta teoria da conspiração, houve um que conseguiu ser mais efetivo que todos os outros.
  • São cada vez mais as pessoas que começam a acreditar em teorias da conspiração colocadas no YouTube, de que o planeta Terra é plano. O número de pessoas persuadidas pelo vídeo tem subido, segundo revelou um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia do Texas, EUA. Pode ser mentira, mas são várias dezenas de pessoas que acreditam na teoria de que a Terra é um disco que gira no espaço.

    A suspeita surgiu em 2018, quando se verificou uma maior participação na conferência anual que reúne pessoas que acreditam num planeta azul plano, realizada em Denver, no Estado do Colorado, em comparação com o evento do ano anterior, em Rayleigh, na Carolina do Norte.

    Durante a elaboração do estudo académico, foram entrevistados 30 participantes do evento, que relevaram um padrão relativo à forma como se convenceram de que a Terra não é redonda, mas sim um disco que gira no espaço. Dos inquiridos, 29 afirmaram que há dois anos consideravam o planeta redondo, mas mudaram de opinião depois de assistirem a vídeos no YouTube que promovem essa teoria.

    Apesar de existirem vários vídeos com esta teoria da conspiração, houve um que conseguiu ser mais efetivo que todos os outros. Segundo Asheley Landrum, líder da investigação, o vídeo "200 provas de que a Terra não é um globo a girar", publicado em 2016, é um dos mais populares, uma vez que os argumentos, ainda que falsos, são aparentemente convincentes.

    Alguns dos entrevistados afirmaram ter visto outros vídeos com teorias sobre o tema, adiantando que só este os convenceu. “Há muita informação útil no YouTube, mas também muita desinformação”, afirmou Asheley Landrum, citada pelo jornal The Guardian. “Acreditar que a Terra é plana não é necessariamente prejudicial, mas está associada a desconfiança nas instituições e na autoridade em geral”, frisou.

    A cientista lançou um desafio aos cientistas para tentarem combater este fenómeno. “Haverá sempre uma pequena percentagem de pessoas que vão rejeitar qualquer coisa que os cientistas digam, mas talvez haja um grupo que aceite”, afirmou Asheley. “A única ferramenta que temos para combater a desinformação é tentar sobrecarregá-la com melhores informações”, acrescentou.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Terra
  • Plana
  • Cientistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 24
Algas secas acumuladas vão ser removidas da Praia do Moinho em Carcavelos
junho 24
Evento de surf solidário chega em julho às ondas portuguesas
junho 24
Nuno Vitorino vai representar Portugal em Pantín
junho 23
Mundial ISA volta a El Salvador em 2023
junho 23
Cidades costeiras ameaçadas: nível do mar pode subir 60 centímetros até ao final do século
junho 23
Atenção à radiação UV esta quarta-feira: Portugal Continental em situação de risco muito elevado
junho 22
Dezenas de animais sem vida deram à costa no Sri Lanka após incêndio em navio